TIPOS DE VARAL E QUANDO USAR CADA UM

O varal é um acessório essencial em qualquer casa que não tenha uma secadora de roupas, por isso o tipo de varal e o local onde ele ficará precisa ser bem planejado.

Onde colocar o varal

Independente de qual seja o ambiente onde ele ficará, o importante é que o varal receba vento e de preferência luz do sol também, para secar melhor as roupas. Nada de deixar o varal em ambientes muito fechados ou com muita umidade.

Em uma casa onde o varal irá ficar do lado de fora, no quintal, é interessante pensar em um lugar que fique mais reservado, fora do contato visual direto com a área de lazer ou com a frente da casa.

Tipos de varal

Os modelos de varal mais comuns no mercado para comprar pronto são:

  • Varal de teto

varal de tetoClique para ver na loja.

O varal de teto fica pendurado por cordas, e pode ser adquirido em vários tamanhos. Pode ser fixado apenas em lajes de alvenaria, e não em forros de gesso, a não ser que seja feito o reforço adequado por baixo do forro. A vantagem do varal de teto é que ele não ocupa espaço nem do piso nem da parede, podendo então ocupar áreas que costumam ficar sobrando. O inconveniente é que para erguer e abaixar o varal de teto é preciso fazer um pouco de força, dependendo do peso das roupas que estiverem penduradas, e as cordas podem também estourar de vez em quando.

  • Varal de piso

varal de chãoClique para ver na loja.

A principal vantagem do varal de piso é que ele pode ser levado para qualquer lugar da casa, como jardins ou varandas, e a maior parte deles pode ser desmontada quando não está em uso. Além disso ele suporta bastante peso. Mas ele ocupa um pouco da área de circulação, sendo ideal então para ambientes com mais espaço. Outra limitação do varal de piso é que roupas mais compridas como vestidos longos, lençóis ou edredons precisam ficar dobrados, pois a distância do varal ao chão é sempre pequena.

  • Varal de parede dobrável

varal dobrávelClique para ver na loja.

O varal de parede dobrável é resistente e pode suportar bastante peso, além de ser prático devido à facilidade de montagem. Basta levantar o varal e pronto, ele está pronto para ser usado. Precisa apenas ser bem posicionado para não ficar no caminho quando está aberto e nem ter nada que obstrua sua abertura.

  • Varal de parede sanfonado

varal sanfonadoClique para ver na loja.

Os varais sanfonados também aproveitam o espaço da parede, são resistentes e ficam discretos quando estão fechados. Porém o sistema de abertura é um pouco menos prático do que o dobrável, já que é preciso puxá-lo exatamente pela frente para que ele se abra.

  • Varal de parede retrátil

varal retrátilClique para ver na loja.

O varal retrátil é um dos mais discretos quando está fechado, e sua utilização é muito prática. Os fios são esticados até a parede oposta, onde se prendem a ganchos fixados na parede. A desvantagem é que ele aguenta pouco peso, já que suas cordas podem ficar laceadas com o tempo.

  • Varal para porta

varal de portaClique para ver na loja.

Outra opção é o varal de porta, que fica pendurado em um dos lados da porta. É uma alternativa simples, de tamanho reduzido, mas que pode funcionar em ambientes muito pequenos e com poucas roupas para pendurar.

Varais sob medida

Também é possível fazer varais sob medida, criando peças criativas e que se encaixem perfeitamente no ambiente, porém essa alternativa costuma sair mais cara.

Os varais sob medida podem ser de qualquer tamanho e forma, e podem também ser multiuso, como um painel treliçado na parede que se dobre na metade para ficar na horizontal e pendurar as roupas, por exemplo.

Imagens de capa: Pottery Barn

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *