TRUQUES COM CORES NA DECORAÇÃO

As cores podem ser usadas para alterar as sensações causadas pelos espaços, fazendo com que as dimensões pareçam maiores ou menores, por isso a escolha deve ser feita com critério. Confira alguns truques:

– Como usar cores para ampliar os espaços

Existe um mito famoso sobre cores e sensação de amplitude, que é aquele que diz que cores claras e neutras ampliam o espaço enquanto cores escuras deixam o ambiente apertado. Mas isso não é totalmente verdadeiro. O que acontece é apenas que cores mais claras e suaves são mais leves, portanto é realmente interessante que elas sejam usadas em ambientes pequenos, como base. Mas as cores escuras podem também ser usadas para fazer o espaço parecer maior, pois elas dão impressão de profundidade, como se criassem um vão. Então, quando colocadas em algumas paredes específicas, elas parecem puxar essas paredes para trás, ao contrário das cores mais claras. Basta usá-las com dosagem para não pesar.

truques com cores

Outra dica para causar sensação de amplitude com as cores é usar poucas cores diferentes no ambiente como um todo, para não colocar muita informação e acabar poluindo o visual. Quanto mais homogeneidade melhor, inclusive nas cores dos móveis e acessórios. (Ver também: “Como Ampliar Espaços Pequenos“)

– Como usar cores para fazer o ambiente parecer mais alto

Graças a esse efeito de profundidade gerado pelas cores escuras, é possível usá-las no teto para fazer o ambiente parecer mais alto. Mas é importante que a cor utilizada não seja muito chamativa, já que um teto destacado cria o efeito contrário, pois fica pesado, e que o tom utilizado se repita em paredes, painéis ou móveis do ambiente, para ficar integrado. Uma possibilidade é usar madeira para revestir o teto, já que ela pode ser mais escura e é sempre discreta.

truques com cores 2 - pinterestImagem: Pinterest

– Como usar cores para deixar o ambiente mais aconchegante

Alguns materiais deixam o espaço mais aconchegante e confortável, como a madeira, tecidos e estofados macios, mas as cores em si também têm seu impacto nesse sentido. Cores mais frias causam uma sensação mais “dura”, por isso são menos acolhedoras. São as tonalidades como preto, branco, cinza, que não têm vestígios de amarelo ou vermelho na sua composição. Mas isso não significa que essas duas últimas cores, embora sejam quentes, deixem o ambiente mais confortável. Na verdade o que funciona nesse sentido é usar cores neutras que tenham essas tonalidades na sua composição, mesmo em pequena quantidade, como creme, palha, bege ou outras similares, pois elas ficam mais suaves e portanto mais agradáveis, ao mesmo tempo que conferem sensação um pouco mais “morna” à decoração. (Ver também: “Tipos de Cores“)

SALA paredes neutras 1

– Como usar cores para reduzir o pé-direito

Ao contrário do truque utilizado para deixar o teto mais alto, que seria deixá-lo mais escuro, a solução para fazer com que ele pareça mais baixo é o inverso, ou seja, deixá-lo mais claro do que as paredes. O teto pode ser branco, combinando com os móveis, por exemplo, enquanto as paredes têm qualquer tonalidade mais escura.

truques com cores 3 - homeditImagem: Homedit

Outra possibilidade é interromper as paredes com algum tipo de faixa, como painéis na parte de baixo ou pinturas de duas cores separadas por uma faixa. Isso divide a parede em duas partes, fazendo assim com que ela pareça menor.

– Como usar cores para destacar uma parede

Para destacar uma parede basta que ela seja diferente das outras. Então vale usar cores neutras em todas as paredes e uma cor mais viva ou escura em uma delas, ou fazer exatamente o oposto, que seria usar cores mais fortes em todas as paredes e deixar uma em branco, por exemplo. O importante é que essa parede, mesmo destacada, tenha alguma integração com o restante do ambiente, com pelo menos alguns objetos na mesma cor, para que ela não ultrapasse a função de ser chamativa e acabe destoando completamente.

Imagem de capa: Design Ideas

Veja também:

Ajude o site

Veja também:

2 comentários em “TRUQUES COM CORES NA DECORAÇÃO”

  1. Olá Fernanda, boa tarde!

    Preciso de sua ajuda. Possuo uma área onde a largura é de 3 (três) metros, e o cumprimento é de 2,60 metros (dois metros e sessenta).
    Preciso fazer uma escada em L no local com 1 (um) metro de largura . Considerando que a altura da casa do piso inferior ao piso superior é de 3,12 m, quais serias as medidas ideais do espelho e do piso da escada?, e quais seriam suas quantidades?.

    1. Olá, Ernandes! Nesse espaço sua escada deverá ter 18 espelhos (parte vertical do degrau e da laje), o que significa uma escada de 17 degraus de 25cm de profundidade cada. Esses 17 degraus estariam distribuídos da seguinte forma: 8 degraus no lance maior, na parte onde existem 3 metros, mais 3 degraus fazendo a curva e 6 degraus no lance menor, na parte onde existem 2,60m, ocupando apenas 2,50m. Lembre-se também de ver se existe o vão necessário na laje para que ninguém bata a cabeça ao subir. Abraços e espero ter ajudado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *