UMA CASA DE CONCRETO INTEGRADA À PAISAGEM

Embora seja de concreto, um material que se destaca dos elementos naturais por ser industrializado, essa casa fica integrada à paisagem pela sua forma.

Sua forma é basicamente um caixote retangular encaixado no desnível da montanha. Assim, nos fundos a casa tem as aberturas voltadas para jardins recortados na terra e protegidos por muros. No lado oposto, que é a frente da casa, o terreno é mais baixo, e as grandes aberturas se voltam para a vista do entorno.

casa de concreto integrada à natureza

Desse jeito a paisagem se integra à parte interna por ser vista a partir de todos os ambientes. Mas não é apenas do ponto de vista de quem está dentro da casa que essa integração acontece.

Cobertura integrada ao terreno

Por estar encaixada no terreno, a casa tem a cobertura alinhada com uma parte do morro. E essa cobertura é plana e coberta por grama. Sendo assim, ela parece ser uma continuidade do gramado à sua volta. (Ver também: “Telhado Verde“).

casa de concreto integrada à natureza

Análise do local para criar conforto térmico

Além dos aspectos visuais, o projeto foi pensado cuidadosamente, de maneira a lidar com os ventos e o clima extremo da região. A posição das aberturas e das paredes de concreto mantém o calor dos ambientes nas épocas mais frias, e também protegem a casa do excesso de vento. Essa preocupação também faz com que a casa esteja em harmonia com o entorno, de um ponto de vista mais funcional.

casa de concreto integrada à natureza

Projeto e imagens: PHDD Arquitectos
Veja mais posts sobre a arquitetura de várias casas construídas pelo mundo.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *