VANTAGENS E DESVANTAGENS DO PÉ DIREITO DUPLO

O pé direito de um ambiente, ou seja, sua altura do piso ao teto, é duplo quando pode comportar dois andares.

Ou seja, se a altura considerada como padrão em um ambiente é de 2,50 a 2,70m, a partir de 5 metros de altura já se pode dizer que se trata de um pé direito duplo.

Existem vantagens e desvantagens em uma casa ou qualquer construção com altura elevada, e especialmente com altura dupla. Veja então quais são, e quais os efeitos do pé direito duplo, em geral:

Com mezanino ou sem mezanino

Para ter um pé direito alto (qualquer medida acima do padrão) ou duplo, não é preciso necessariamente fazer esse segundo andar. Pode ser também uma casa térrea. Mas o pé direito duplo gera a possibilidade de fazer um mezanino, ou seja, um segundo andar aberto para a área com essa altura maior. E isso pode ajudar a criar sensação ampla na construção, por integrar os dois andares.

pé direito duplo

Pé direito duplo é mais caro?

Sim, construir um espaço com pé direito duplo é mais caro do que se ele tivesse altura normal. Isso porque o gasto com materiais é maior, ou seja, é como se a metragem da casa fosse maior. E se tiver uma janela alta, então, fica mais caro ainda. Mas, em compensação, o pé direito duplo valoriza a construção, gerando retorno do investimento em caso de venda da casa.

mezanino

Conforto térmico na casa com pé direito duplo

O conforto térmico é ao mesmo tempo uma vantagem e uma desvantagem do pé direito mais alto. Isso porque ele reduz o calor dos ambientes, o que é bom em locais muito quentes, mas não é bom em regiões ou épocas mais frias.

O calor fica menor o porque o ar quente é menos denso, por isso tende a subir. E no ambiente com mais altura, ele tem espaço para subir, ficando então concentrado perto do teto, ou seja, fora da área onde estão as pessoas. Já o ar mais frio, mais denso, tende a descer, reforçando ainda mais esse efeito de redução da temperatura.

Portanto, no calor o pé direito alto é uma ótima ferramenta, especialmente se tiver janelas em paredes opostas, criando ventilação cruzada (Saiba mais sobre ventilação cruzada aqui). E no caso de frio é importante compensar o efeito do pé direito alto com o uso de tecidos e outros materiais mais quentes, por exemplo.

Manutenção das janelas altas

As janelas altas dão um ar bastante agradável aos ambientes. Elas deixam também o visual mais imponente e valorizado. Por outro lado, são mais difíceis de limpar, exigindo o uso de escadas para alcançar as partes de cima. E se essa parte for a 5 metros de altura, por exemplo, ela exige uma escada muito grande, e também bastante cuidado na hora de fazer a limpeza.

pé direito alto

É bom então considerar tudo isso na hora de projetar e construir espaços altos, e principalmente aberturas também muito altas.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *