VÁRIAS FORMAS DE CAPTAR A ÁGUA DA CHUVA

A água da chuva pode ser coletada e aproveitada de várias maneiras diferentes, desde sistemas bem simples até os mais complexos.

A água que é captada das chuvas pode ser usada em torneiras externas, para lavar o quintal ou regar as plantas, por exemplo, e também em vasos sanitários. Só não pode ficar em contato direto com o corpo, pois não é considerada água potável. A limpeza feita nos sistemas de captação de água normalmente tira em seus filtros apenas as sujeiras maiores, como folhas, pedras e outros detritos.

O que são cisternas?

Para começar a explicar como captar a água da chuva, é importante falar das cisternas. Elas são reservatórios de água usados para armazenar a água das chuvas. São como se fossem caixas d’água comuns, com a diferença que não ficam acima da casa, e sim abaixo. Isso porque elas recebem a água que escorre pelos telhados, então precisa ficar mais baixa.

Cisterna de grande porte

Para condomínios ou casas com muitas pessoas, o ideal é fazer cisternas também maiores. Sendo assim, ela acaba sendo enterrada no chão, para não ocupar muito espaço útil. Mas também pode ficar aparente se quiser. A água da chuva é recolhida através de canos que levam a água do telhado até a cisterna, e então ela é bombeada para a tubulação da casa ou para torneiras externas.

E pode ou não existir um dispositivo que avisa quando a cisterna está muito vazia, acionando então um sistema que enche o reservatório com água que vem da rua. Assim nunca falta água dentro da cisterna.

cisterna para agua de chuva

Cisterna vertical

Quando a cisterna fica aparente, apoiada no chão, normalmente ela tem tamanho menor (com até 1000 litros, aproximadamente), e é mais alta do que larga. Por isso é chamada de cisterna vertical. Mas mesmo assim podem ser usadas várias cisternas, uma ao lado da outra, encostadas na parede, por exemplo. Assim o espaço ocupado ainda é pequeno, mas o volume de água fica maior.

cisterna vertical para captar agua de chuva

Nesse sistema, assim como na cisterna enterrada, a água vem do telhado através de canos, e também pode ser bombeada para dentro da casa ou para torneiras externas. Mas nesse caso, por estar aparente, existe também outra possibilidade, que é a de fazer uma torneira na própria cisterna. Dessa forma não precisa existir sistema de bombeamento para usar a água armazenada. Basta colocar uma mangueira na torneira da própria cisterna, e então lavar a parte externa da casa, regar plantas, etc.

Como fazer uma cisterna de água de chuva

A cisterna pode ser comprada pronta ou então feita em casa. Para fazer em casa, é preciso ter uma certa habilidade para cortar e encaixar tubulações, e também uma certa paciência. Mas é possível. Veja no vídeo abaixo um exemplo com o passo a passo:

Veja aqui mais dicas da arquiteta para ajudar a construir, reformar ou decorar sua casa.

Ajude o site

Veja também:

2 comentários em “VÁRIAS FORMAS DE CAPTAR A ÁGUA DA CHUVA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *