VÁRIAS FORMAS DE CAPTAR A ÁGUA DA CHUVA

A água da chuva pode ser coletada e aproveitada de várias maneiras diferentes, desde sistemas bem simples até os mais complexos.

A água que é captada das chuvas pode ser usada em torneiras externas, para lavar o quintal ou regar as plantas, por exemplo, e também em vasos sanitários. Só não pode ficar em contato direto com o corpo, pois não é considerada água potável. A limpeza feita nos sistemas de captação de água normalmente tira em seus filtros apenas as sujeiras maiores, como folhas, pedras e outros detritos.

O que são cisternas?

Para começar a explicar como captar a água da chuva, é importante falar das cisternas. Elas são reservatórios de água usados para armazenar a água das chuvas. São como se fossem caixas d’água comuns, com a diferença que não ficam acima da casa, e sim abaixo. Isso porque elas recebem a água que escorre pelos telhados, então precisa ficar mais baixa.

Cisterna de grande porte

Para condomínios ou casas com muitas pessoas, o ideal é fazer cisternas também maiores. Sendo assim, ela acaba sendo enterrada no chão, para não ocupar muito espaço útil. Mas também pode ficar aparente se quiser. A água da chuva é recolhida através de canos que levam a água do telhado até a cisterna, e então ela é bombeada para a tubulação da casa ou para torneiras externas.

E pode ou não existir um dispositivo que avisa quando a cisterna está muito vazia, acionando então um sistema que enche o reservatório com água que vem da rua. Assim nunca falta água dentro da cisterna.

cisterna para agua de chuva

Clique aqui para ver cisternas de grande porte na loja.

Cisterna vertical

Quando a cisterna fica aparente, apoiada no chão, normalmente ela tem tamanho menor (com até 1000 litros, aproximadamente), e é mais alta do que larga. Por isso é chamada de cisterna vertical. Mas mesmo assim podem ser usadas várias cisternas, uma ao lado da outra, encostadas na parede, por exemplo. Assim o espaço ocupado ainda é pequeno, mas o volume de água fica maior.

cisterna vertical para captar agua de chuva

Clique aqui para ver cisternas verticais na loja.

Nesse sistema, assim como na cisterna enterrada, a água vem do telhado através de canos, e também pode ser bombeada para dentro da casa ou para torneiras externas. Mas nesse caso, por estar aparente, existe também outra possibilidade, que é a de fazer uma torneira na própria cisterna. Dessa forma não precisa existir sistema de bombeamento para usar a água armazenada. Basta colocar uma mangueira na torneira da própria cisterna, e então lavar a parte externa da casa, regar plantas, etc.

Como fazer uma cisterna de água de chuva

A cisterna pode ser comprada pronta ou então feita em casa. Para fazer em casa, é preciso ter uma certa habilidade para cortar e encaixar tubulações, e também uma certa paciência. Mas é possível. Veja no vídeo abaixo um exemplo com o passo a passo:

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

2 comentários em “VÁRIAS FORMAS DE CAPTAR A ÁGUA DA CHUVA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *