VÁRIAS FORMAS DE FIXAR PRATELEIRAS

Existem vários jeitos diferentes de fixar prateleiras. Para escolher a opção ideal é preciso analisar as características da parede ou teto onde elas serão fixadas. Também é importante pensar no efeito desejado na decoração.

Como fixar prateleiras

Confira aos tipos de prateleiras de acordo o tipo de fixação:

  • Prateleiras com mão francesa

como fixar prateleiras - mão francesaClique para ver mãos-francesas na loja ou veja essa prateleira de inox.

A mão francesa é um suporte em forma de triângulo, normalmente de ferro. Essa peça é fixada na parte de baixo da prateleira, nas duas laterais, e também na parede. É uma opção barata e fácil de instalar, mas como a mão francesa fica exposta, ela pode poluir o visual. O ideal é usar esse tipo de suporte quando a intenção for destacar as prateleiras, pois dessa forma elas chamam mais atenção. O mesmo efeito da mão francesa pode ser conseguido também com uma cantoneira ou com um bico de pato.

  • Prateleiras com régua na parede

como fixar prateleiras - régua

As prateleiras fixadas em réguas metálicas na parede podem ser colocadas em diferentes alturas, por isso são bastante práticas e versáteis. As réguas ficam na vertical e têm vários furos, então as prateleiras podem ser encaixadas na altura desejada, bastando escolher os furos. A régua na parede é bastante chamativa, por isso não é ideal para deixar as prateleiras com visual leve. Mas é uma opção muito boa para depósitos e garagens, por exemplo, ou para ambientes com estilo industrial.

  • Prateleiras presas com parafusos na parede

como fixar prateleiras

Um tipo de fixação mais discreto, embora ainda seja simples, é o parafuso na parede. Basta usar uma pequena peça metálica presa no fundo da prateleira com uma alça sobrando na parte de cima, e encaixar o parafuso nessa alça. O parafuso fica à mostra, mas como é pequeno pode até ficar escondido pelos objetos apoiados na prateleira.

  • Prateleiras com suporte embutido

prateleiras com suporte embutidoClique para ver prateleiras com suporte embutido na loja.

O suporte embutido é a melhor opção em termos visuais. A prateleira parece estar apenas colada na parede, pois nenhum suporte fica aparente. Uma barra de ferro fica embutida na prateleira e entra na parede, fazendo um furo perpendicular. Esse furo é profundo, bem mais profundo do que apenas um parafuso, então é preciso que a parede onde a prateleira será fixada possa ser atravessada por esse suporte. Ela não pode ser estrutural, nem ter canos ou conduítes passando nesse local.  E para fixar dessa forma, a prateleira precisa ser feita para essa finalidade, com a espessura correta e um vão no meio para instalar o suporte.

  • Prateleiras penduradas

como fixar prateleiras - prateleira suspensaClique para ver essa prateleira suspensa na loja.

Outra forma de fixar prateleiras é pendurá-las no teto. Para isso o teto não pode ser apenas um forro, e sim uma laje. Mas é uma boa opção quando a parede não suportar muito peso, como paredes de gesso. Basta fazer furos nos cantos da prateleira e passar uma corda, que fica com um nó nas pontas de baixo, ou pode fazer uma alça para segurar a parte de baixo da prateleira. E na parte de cima ela fica pendurada em canchos. Com esse tipo de fixação as prateleiras podem ficar encostadas na parede ou então no meio do ambiente, dividindo espaços parcialmente. Outra ideia ainda é pendurar as prateleiras na parede mesmo, fixando uma ponta da corda na parede e outra na prateleira. (Veja também: “Como Fazer uma Prateleira Suspensa“).

  • Prateleiras presas com fita dupla face

Fixar objetos com fita dupla face é uma boa ideia quando não se quer furar a parede. Pode ser útil quando a casa ou apartamento for alugado, ou se a parede tiver canos. No caso das prateleiras, é possível colá-las com fita dupla face na parede apenas se elas tiverem forma de “L”. Assim dá para colocar bastante fita na parte de trás da peça, para colar de verdade. Colar penas na espessura da prateleira comum não é suficiente para sustentá-la.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *