VASO COM CAIXA ACOPLADA OU DESCARGA NA PAREDE?

Na hora de escolher entre o vaso sanitário com caixa acoplada ou o vaso com válvula de descarga na parede, surgem muitas dúvidas.

Alguns são taxativos ao escolher um ou outro por conta de alguma característica específica. Mas para escolher direito é preciso saber todas as vantagens e desvantagens de cada tipo. Assim você pode ver o que se encaixa melhor em cada caso, dependendo das preferências e necessidades específicas. Então veja a comparação abaixo:

Caixa acoplada x válvula de parede – Gasto de água

Melhor opção: Caixa acoplada

O principal fator que faz muitas pessoas preferirem os vasos com caixa acoplada é que ele gasta menos água. Principalmente se for usado um botão duplo de acionamento, que permite que seja usada menos água ao dar a descarga. Mas o que faz mesmo com que a caixa gaste menos é que a pressão da água é menor do que a da válvula de parede.

Caixa acoplada x válvula de parede – Eficiência

Melhor opção: Válvula de parede

Justamente por ter uma pressão maior, a eficiência da descarga com a válvula de parede acaba sendo maior. Ou seja, a descarga fica mais forte com a válvula, sem o risco de não conseguir empurrar tudo que precisa ser empurrado. Mas isso não significa que os vasos com caixa acoplada sejam super fracos, e sim que normalmente a descarga com válvula de parede é ainda mais forte. Então só esse fato isolado talvez não fosse suficiente para considerar a válvula de parede mais eficiente.

Mas junto com a pressão mais forte, existe também o fato de que a caixa precisa ser enchida a cada uso, praticamente. Então para usar a descarga duas vezes na sequência, é preciso esperar até que o reservatório fique cheio de água novamente. Já o vaso com descarga de parede pode ser usado quantas vezes for necessário, sem espera.

vaso com caixa acoplada
Clique aqui para ver vasos sanitários na loja.

Caixa acoplada x válvula de parede – Manutenção

Melhor opção: Caixa acoplada

A manutenção do vaso com caixa acoplada é mais fácil do que a da descarga de parede, pois as peças ficam todas expostas. Basta abrir a tampa da caixa e pronto, está tudo ali, fácil de ser alcançado. Já a válvula de parede, embora tenha uma parte exposta, pode gerar algum problema de manutenção em que seja necessário quebrar a parede para alcançar ou trocar as peças que estejam com problema.

Caixa acoplada x válvula de parede – Espaço

Melhor opção: Válvula de parede

Se a economia de água é o principal atrativo dos vasos com caixa acoplada, então a economia de espaço é o principal atrativo dos vasos com descarga de parede. Por não terem a caixa na parte de trás, os vasos ficam obviamente menores, ocupando menos espaço. Então podem ser opções melhores para locais onde o espaço disponível seja realmente muito pequeno.

Clique aqui para ver vasos sanitários na loja.

Ajude o site

Veja também:

5 comentários em “VASO COM CAIXA ACOPLADA OU DESCARGA NA PAREDE?”

  1. Gosto muito da valvula na parede, por todas as vantagens acima mencionadas. Talvez fosse interessante desenvolver uma portinhola que a escondesse e fosse possível acessa-la quando algum problema surgisse. Sempre tem um jeito de aprimorar o bom para que se torne ótimo.

  2. A válvula na parede dá mais trabalho pra concertar mas demora muitos anos pra dar problema .. diferente da caixa acoplada que fica ruim sempre .. sendo que a da parede é muito mais sofisticada.

  3. Meu receitou da caixa aclopada, é que costumo dar aquela castigada, qual a válvula já tenho problemas, imagina com a caixa aclopada, vou ter que deixar um balde na decoração

  4. boa tarde. Bem interessante. Bom o meu banheiro e bem pequeno e tomaram tres dedos do box, entao o espaco entre o box e a descarga ficou bem apertado. apesar da minha ainda ser caixa dagua antiga. gostaria de saber qual a medida dessa descarga menor(modelo) obrigada.

  5. boa tarde,
    Obrigado por este artigo sobre válvulaxcaixa acoplada. Me ajudou muito!
    trabalho com informática e paralelamente pretendo entrar no ramo de construir casas para vender.
    Gostaria de poder estar recebendo e-mails ou informativos sobre construção.
    obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *