VENTILAÇÃO CRUZADA – COMO FUNCIONA

A ventilação cruzada é um tipo de ventilação natural, é o jeito de fazer com que a ventilação natural realmente funcione.

Como funciona a ventilação cruzada

Na verdade, a ventilação natural tem apenas dois tipos. O primeiro é quando as aberturas estão apenas em um lado da construção. E o segundo, que é chamado de “ventilação cruzada“, é quando existem aberturas em paredes diferentes, fazendo o vento entrar por um lado e sair pelo outro.

Ou seja, com a ventilação cruzada o vento se movimenta com muito mais força pelo ambiente. E realmente elimina o ar quente, pois faz ele sair. É por isso que esse tipo de ventilação é considerado mais eficaz.

Exemplos de ventilação cruzada

A ventilação chamada de “cruzada” pode acontecer na horizontal ou na vertical. Ou seja, as aberturas podem estar posicionadas em paredes diferentes mas na mesma altura, ou então podem estar em alturas diferentes. Quando elas estão em alturas diferentes e o vento entra pela janela mais baixa, o efeito refrescante é potencializado, já que o ar quente tende a subir, e nesse caso sai pela janela de cima.

ventilação cruzada

Além disso, quando as aberturas estão desalinhadas, a ventilação gerada tende a ser ainda maior, pois assim o vento passa em diagonal pelo ambiente. Ou seja, abrangendo uma área maior.

Atenção para o sentido dos ventos

Ao criar ventilação natural, é sempre importante verificar de onde costumam vir os ventos no local. Isso porque se forem feitas aberturas onde não bate vento, elas não terão utilidade nesse sentido.

E no caso da ventilação cruzada, mais especificamente da ventilação cruzada vertical, o sentido dos ventos tem também outro motivo para ser importante. Nesse caso, se for para refrescar, o vento precisa bater primeiro na janela mais baixa e depois seguir para a janela mais alta para que a ventilação funcione bem. Assim o vento mais frio é o que chega no ambiente, e quando ele se aquece ele sai pela abertura de cima.

ventilação natural cruzada

Caso contrário, ou seja, se o vento chegar pela janela mais alta, significa que o ambiente estará recebendo ar quente, que é o ar mais próximo ao telhado. E esse ar desce para chegar à janela mais baixa, esquentando todo o ambiente. Portanto essa posição só deve ocorrer se a intenção for usar a ventilação para esquentar o ambiente em locais frios, e não para refrescar.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *