ARQUITETA FERNANDA DG

Desde criança eu era arquiteta e não sabia. Gostava de brincar de montar casas com paredes de dominó em cima da escrivaninha, desenhava plantas e perspectivas de casas à mão e em programas de computador, por diversão. Meu pai teve também sua influência, já que gostava da área e projetou nossa casa, mesmo sem trabalhar com isso. Depois desenhou os móveis. E eu só olhando e gostando da coisa.

Esse foi meu hobby desde a infância até a hora de escolher a faculdade. Prestei vestibular só para o Mackenzie, pois era lá que eu queria estudar, e foi lá que me formei, em 2003, no curso de Arquitetura e Urbanismo.

Depois de fazer estágios e trabalhar em escritórios, lojas e também como autônoma em vários estados do Brasil, onde morei, resolvi criar o site para poder compartilhar ideias com as tantas pessoas que percebi que se interessam pelo assunto, colocando para fora todo meu potencial criativo e tentando mostrar um lado da arquitetura que muitas vezes fica esquecido no planejamento dos espaços.

Para mim, esse planejamento tem que ser funcional e visualmente harmônico, mas não deve parar aí, como muitas vezes acontece. É importante pensar nos ambientes e construções de maneira abrangente e cuidadosa, com atenção aos efeitos que eles são capazes de gerar.

(Ver também: “A Importância da Visão do Todo em Arquitetura e Urbanismo“, “A Psicologia da Arquitetura” e “Sensação Causada pelos Materiais na Decoração“)

Busco otimizar o conforto, a praticidade e o custo-benefício, criando soluções que tenham bons resultados sem desperdícios. E sempre que possível, tento agregar elementos e sistemas sustentáveis aos projetos.

(Ver também: “Como Baratear as Construções sem Perder a Qualidade” e “Mitos sobre Sustentabilidade“)

Para saber mais sobre mim você pode ver meus artigos ou então alguns projetos.

E seja bem-vindo(a) ao site, espero que as dicas possam lhe ajudar! Você também pode solicitar ideias personalizadas para sua casa ou ambiente, saiba como aqui.

47 comentários em “ARQUITETA FERNANDA DG”

  1. Oi, Fernanda.
    Você faz projetos sob medida? Gostaria de um projeto para uma parede que tenho em casa. Aproveitá-la para fazer uma porta de correr que dá para o corredor dos quartos e um espaço para minha gatinha ficar (tocas, arranhador grande, espaço para colocar quadros). É possível?

  2. OLA FERNANDA , E MUITO BOM VER O SEU TRABALHO VOLTADO PRA SUSTENTABILIDADE , EU SOU DE BELO HORIZONTE SERIA MUITO BOM CONHECER E TRABALHAR PRA ALGUEM COM UMA BIOGRAFIA TAO INCRÍVEL COMO A SUA . EU GOSTARIA SABER ONDE EU COMPRO ESSES CONTAINERS ?

  3. Olá Fernanda, preciso de ajuda para reformar e decorar sala de estar e jantar
    e tenho uma área externa com churrasqueira para reestruturar e decorar

  4. Parabéns Fernanda.
    Excelente seu Blog com dicas de arquiteturas.
    Amei a primeira vista.
    Observasse claramente sua vocação para a profissão, sem falar no emprenho, dedicação e esforço em sua formação o que credencia ainda mais suas dicas.

  5. Oi, Fernanda!
    Descobri o seu site ontem, gostei muito das dicas, estou
    precisando de uma: pretendo construir uma casa padrão, porém, com charme e com alguns itens mais ecológicos, como usar o tijolo ecológico (aliás, descobri lendo suas publicações), o local da construção é num bairro em Barueri, você conhece alguma equipe, que você possa indicar, que seja experiente em construção não convencional, aqui pelos meus lados?

    Grata, pela atenção.

    1. Oi, Ana Maria! Que legal que gostou do site! 🙂 Infelizmente não conheço nenhuma equipe especificamente nessa região que trabalhe com tijolos ecológicos ou outras construções não convencionais. As empresas que sei que mexem com tijolo ecológico ficam em Atibaia, que é em outra região totalmente, ou em Salto (http://www.monteirotijolos.com/index.htm). Mas vou deixar seu comentário aqui para que empresas mais próximas possam entrar em contato. 🙂 Abraços e tudo de bom.

  6. Olá Fernanda! Qual medida vc me indicaria de lustre daqueles de esfera de cristal para colocar sobre uma mesa de jantar de 1,80 por 1,00 ,diâmetro e altura , agradeço se puder me orientar! Abc

    1. Olá, Sandra! Uma esfera de cerca de 40cm já fica proporcional para esse tamanho de mesa, já que o cristal é bastante chamativo. E em relação à altura, é interessante deixar aproximadamente 1 metro entre a mesa e o lustre, para não ser perto demais a ponto de bloquear a visão nem tão alto que a integração com a mesa seja perdida. Se o ambiente tiver mais ou menos 2,60m de altura, por exemplo, pode ser usado um lustre de 80cm de altura, que deixaria 1,10m livres até uma mesa de 70cm de altura. Segue o link de um lustre de cristal do tipo esfera com essas características: https://goo.gl/VxEy4G Abraços! 🙂

  7. Fernanda estou construindo um banheiro de 4,10 por 1,90, vou colocar um lavatório de 1,80 com 2 cubas sobre posta, quero colocar luminárias pendentes. Pra esse tamanho qtas luminárias coloco 2 ou 3?

    1. Olá, Odete! Nesse caso, como você terá duas cubas, fica legal usar duas luminárias. As pendentes ficam bem destacadas, e se ficarem alinhadas com o centro de cada cuba ambas ficarão mais valorizadas. E como o banheiro é grande, deverá existir também pelo menos mais uma luz geral, mais próxima da área do box. Abraços!

  8. Olá, Fernanda! Preciso de orientação para compra de lustre que ficará sobre a mesa de jantar.
    Acontece que os donos anteriores fizeram um trabalho com gesso que delimita um recorte em cima da mesa deles, que era muito grande, para 8cadeiras. Então, , no teto tem uma marcação.
    Eu tenho uma mesa de 1,20m, pequeno sofá, o qual ficou colocado cerca de 50 cm dentro do recorte do teto. Deu pra entender? Rsrs.
    Enfim, qual tipo é tamanho de lustre eu poderia comprar? Tenho pesquisado lustres de cristal!
    Grata.
    Rosana.

    1. Olá, Rosana! Acho que entendi! rs. O lustre de cristal é uma boa opção mesmo, principalmente se for colocado alinhado com o centro da mesa, pois ele chama atenção e destaca a mesa, tirando o foco do recorte no teto. Apenas não escolha um modelo grande demais, para não ficar desproporcional em relação ao tamanho da mesa. Um lustre de cristal ou outra opção chamativa com cerca de 30 ou no máximo 40cm de diâmetro deve ficar legal. Abraços, espero ter ajudado. 🙂

  9. quero saber qual a cor do tapete posso colocar na minha sala pois o sofá e de cor cinza e as paredes sao pintadas de cor areia e uma e uma de gesso 3d cor branco neve

    1. Olá, Marinete. O tapete poderia ser branco, fazendo um contraponto com a parede em destaque. Mas como o branco suja muito, você pode procurar um tapete que tenha as 3 cores que você citou, o areia, o cinza e o branco. Assim o tapete funciona como integrador de todos os elementos, organizando a sala. Abraços.

  10. Bom dia Fernanda,
    gostei muito das dicas suas e gostaria de uma ajuda:
    Vou fazer mais um banheiro em minha casa de praia e gostaria de saber a respeito de bancada. Estou pensando em comprar uma cuba de sobrepor(oval) de 0,50C X 0,37L, qual a profundidade ideal da bancada?
    As medidas do banheiro são: 2,50 X 1,20m
    Att
    Fernando

    1. Olá, Fernando! Que bom que gostou das dicas. 🙂 A profundidade ideal para a bancada com uma cuba de sobrepor de 37cm seria de pelo menos 43cm. Acredito que mais que isso possa nem caber no banheiro, pois a largura de 1,20m não é muito grande e é preciso caber a porta. Mas para ter essa medida é preciso que a torneira seja na parede, para não gastar espaço de bancada com ela. Se for preciso colocar a torneira na bancada, ela precisaria ficar com cerca de 50cm de profundidade para encaixar a torneira atrás da cuba de 37cm. Abraços e seja sempre bem-vindo.

    2. Bom dia Fernanda,
      grato pela dica da bancada. Me dê mais uma dica, não gostaria de colocar piso branco no banheiro pois os outros são assim e minha esposa detesta. Com o revestimento bege qual a cor que colocaria no piso?
      Att
      Fernando

      1. Olá, Fernando! Com o bege fica legal o cinza, que pode ser um cinza médio ou escuro. Ele irá valorizar o bege e também deixar o efeito mais equilibrado, pois é uma cor bem mais sóbria. Tomara que sua esposa goste dessa opção. Abraços! 🙂

    1. Olá, Jose. Quanto aos 10cm para o rodapé e 20cm para a tabeira sem problemas, apenas a cor preta que fica mais destacada por ter cor diferente do piso e das paredes. Se a intenção for destacar mesmo, use pelo menos outros elementos também em preto para deixar tudo integrado e tirar o foco dos rodapés. O ideal seria usar tabeiras pretas e rodapés na cor do piso ou da parede. Abraços!

  11. Gostaria de inserir algumas matérias de sua autoria com os devidos creditos em nossa revista mensal -( casa construção e decoração) que circula na região oeste do Paraná) casa haja d e sua parte a liberação, aguardo comunicado.

    1. Olá, Paulo. Pode ser feitas apenas chamadas para as matérias, com o primeiro parágrafo do texto, por exemplo, e em seguida um link para ler o artigo diretamente no Dicas de Arquitetura. Abraços!

  12. EXCLUIR INFORMAÇAO DE
    [email protected]…motivo nao trabalho mais com a Piso&Design

    Boa noite Srta Fernanda Arquiteta, venho por intermedio deste informar que publiquei junto a este conceituado site minhas informaçoes a respeito de colocaçao de porcelanato

    [email protected] – representante comercial da Piso & Design,
    INFORMO QUE NAO TRABALHO MAIS PARA ESTA EMPRESA PRECISO URGENTE DE ORIENTAÇAO PARA
    EXCLUIR OS ARTIGOS PUBLICADOS, POR GENTILEZA

    A empresa da qual eu estava representando nao tem possibilidade de atender os clientes deste site, preciso orientaçao para excluir minhas informaçoes

    Antecipadamente por gentileza alterar meu endereço para [email protected] e se possivel enviar as dicas de arquitetura para este novo endereço
    Parabenlizo a Srta pelas excelente dias enviadas anteriormente adorei espero continuar recebendo no meu novo email

    Abraços e parabens por esta ilustre pagina
    Moacir Franco

    1. Olá, Moacir! Já localizei os comentários que você havia feito e removi, além de retirar o nome da lista de fornecedores de porcelanato líquido aqui do site, pode ficar tranquilo. Também atualizei o e-mail para receber as dicas. Abraços e seja sempre bem-vindo! 🙂

      1. Olá Fernanda,
        Meu nome é Everaldo Nogueira trabalho no ramo da construção civil a 20 anos e fiz um curso de porcelanato liquido recentemente pois achei uma opção muito interessante como piso, gostaria de saber como faço para anunciar em seu site meus serviços. Estou na região de Piracicaba, pra ser exato em São pedro e preciso estar divulgando meu trabalho. Percebi que seu site é muito bem informado e você dá a devida atenção aos seus usuários .

        1. Olá, Everaldo! Existem algumas opções pagas de anúncio no site, como imagens que aparecem na lateral dos posts, ou então você pode me passar seus dados de contato (nome e telefone) para fazer parte gratuitamente da lista de fornecedores de porcelanato líquido aqui do site. Os detalhes de valores dos anúncios pagos estão neste link aqui e a lista de fornecedores, caso queira dar uma olhada, está neste link aqui. Abraços, fico no seu aguardo!

  13. Oi Fernanda,
    Estou reformando o piso da minha casa e gostaria de saber se você pode me tirar algumas duvidas ou até me acessorar em que materiais utilizar, que erros não cometer.
    Eu tinha uma cerâmica antiga no piso, de antigos moradores e decidi ano passado colocar epoxi, porém ele não aderiu bem ao piso já que não retirei a cerâmica e 08 meses após a reforma, levantou bolha de ar (por isso a necessidade de nova reforma) . Agora penso em cimento queimado ou cerâmica que imita cimento queimado. Você costuma fazer acessoria nesses casos ou visita, ou vistoria na obra?
    Em caso afirmativo, gostaria de fazer um orçamento do seu serviço

    Obrigada,
    Mirella

    1. Olá, Mirella! Que dor de cabeça, né? Em qual cidade você está? Eu acredito que o mais importante, nesse caso, seja contratar fornecedores e mão de obra de qualidade, confiável, mesmo que seja mais cara, para garantir que o serviço seja bem feito e acabem os problemas. O cimento queimado simples, por exemplo, pode facilmente ficar com rachaduras, e a cerâmica pode também levantar, começar a soltar. Mas existe também um tipo de piso cimentício de melhor qualidade, que contém aditivos. Abs, espero ter ajudado!

  14. Estamos fazendo uma reforma e fizemos uma cozinha americana. O pé direito é alto. E agora estamos atrapalhados para saber como faremos a transição entre a sala e a cozinha quanto a colocação da cerâmica.

    1. Olá, Idalina. Se o piso for diferente é importante que ele fique no mesmo nível, e que os rejuntes não fiquem totalmente desencontrados. O ideal seria manter o mesmo piso, para integrar os dois ambientes e fazê-los parecer maiores. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas e ideias de arquitetura e decoração da arquiteta Fernanda DG