ANIMAIS CONSTRUTORES E SUAS CASAS INTELIGENTES

Alguns animais são construtores e arquitetos por natureza. Com muita habilidade e inteligência eles fazem seu próprio abrigo, usando materiais naturais.

Veja alguns exemplos de obras de animais construtores
  • Ninho do pássaro João de Barro

ninho do joão de barro 2Ninho do joão de barro

O pássaro joão de barro tem esse nome pelos ninhos inteligentes que constrói, feitos de barro. O macho e a fêmea fazem o ninho juntos, para colocar seus ovos. O mais interessante é a forma do ninho, que tem uma parte mais protegida onde os ovos ficam escondidos. Saiba mais sobre os ninhos do joão de barro aqui.

  • Casulos de borboletas e mariposas

animais construtores - casulo mariposa - Wandering through WadisCasulo de mariposa – Imagem: Wandering through Wadis

A transformação da lagarta em mariposa ou borboleta é um processo bem interessante. O animal sabe quando é a hora de se transformar, e começa a fazer seu próprio casulo em volta de si, normalmente com folhas ou fios de seda.

  • Represas feitas por castores

animais construtores - toca do castor - pinterest designeranimalsToca de castores – Imagem: Pinterest

Os castores também são animais construtores, pois fazem represas em rios com gravetos, troncos, pedras, folhas, lodo e até lixo. Eles fazem essas barreiras para protegerem seu abrigo, que fica assim em uma área cercada por água por todos os lados. O acesso é feito pela água na parte de baixo, em pequenos túneis. Uma exemplo de arquitetura inteligente.

  • Tocas de aranhas na terra

animais construtores - toca aranha - pezcameToca de aranha com porta – Imagem: Pezcame

Normalmente aranhas fazem teias, mas essa faz sua toca no chão, em buracos que contam com uma porta removível e uma armadilha para suas presas.

  • Ninhos de formigas feitos com folhas

animais construtores - weaver ants - national geographicFormigas criando ninho com folhas – Imagem: Doctor Bugs

Além das formigas que fazem ninhos com terra, cheios de divisões internas cuidadosamente planejadas, existem também as formigas tecelãs, que fazem seus ninhos com folhas. O material usado para colar uma folha na outra, nesse caso, é a seda produzida pelas lavas das formigas.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *