COMO FAZER UM BANHEIRO COM JARDIM

Criar um banheiro com jardim descoberto é uma ótima opção para substituir as janelas tradicionais e de quebra ter plantas dentro do banheiro gerando bem-estar.

Vantagens do banheiro com jardim

Para começar, plantas sempre aumentam o bem-estar de qualquer ambiente. Então um banheiro com jardim fica mais agradável pela simples presença da vegetação. E, além disso, a iluminação e a ventilação geradas por um jardim aberto são maiores do que as de uma pequena janela quadrada, por exemplo.

banheiro com jardim 1 - decorfacilImagem: Decorfácil

As vantagens não param por aí. Com uma janela simples, ela precisa ser muito alta ou então não ser transparente e ficar fechada enquanto se usa o banheiro para não prejudicar a privacidade. Os jardins, por outro lado, ficam sempre abertos, proporcionando sensação de amplitude, e mesmo assim não interferem na privacidade de quem está dentro do banheiro de forma alguma.

Espaço necessário para ter um banheiro com jardim

Um jardim descoberto só pode ser feito em casas, porque obviamente ele precisa estar em um local sem outros ambientes sobre ele. Mas pode existir uma laje com o andar superior em quase toda a extensão do banheiro, menos na parte do jardim, permitindo que ele seja feito no andar inferior de uma casa de 2 andares, por exemplo.

BANHEIRO COM JARDIM 1

Quanto ao espaço necessário, inicialmente pode parecer que precisa ser muito, mas na verdade não. Em banheiros pequenos e estreitos, basta deixar uma área de meio metro de profundidade a mais na lateral do box, pelo menos, para criar um jardim.

É claro que se puder ser feito um grande jardim, maior é a sensação de bem-estar dentro do ambiente, porém nesse caso é preciso prestar muita atenção se o rasgo na cobertura não fica tão grande a ponto de deixar o banheiro exposto para as janelas do vizinho ou para algum prédio na vizinhança.

Como fazer o banheiro com jardim

O jardim pode ficar em qualquer lugar do banheiro, porém ao lado do box ele acaba ventilando melhor o ambiente, já que é de lá que sai o vapor, na hora do banho. Mas podem também ser feitos jardins na região da pia, no meio do banheiro ou até mesmo em toda a extensão do ambiente, na lateral.

CASA PARQUE GREENBANK 3Imagem: Hyla Architects

O jardim pode ser fechado por vidro, protegendo o piso do banheiro das chuvas, mas se for feito dentro do box ou se existir alguma proteção na cobertura, como telhas de vidro, por exemplo, ele pode também ficar aberto. Mas em qualquer situação em que existam coberturas translúcidas, seja ela de vidro ou de policarbonato, é importante lembrar que precisa ser feita uma manutenção periódica para retirar a sujeira da superfície.

banheiro com jardim 2 - luiz carlos orsiniImagem: Luiz Carlos Orsini – Paisagista

O piso do jardim pode ter revestimento igual ao do restante do ambiente, contando apenas com um ralo para escoamento e alguns vasos com plantas, ou então ser um jardim com terra e grama mesmo, diretamente no solo. A presença de pedriscos no chão, nos dois casos, complementa o visual natural do jardim.

Imagem de capa: Khosla Associates Architecture

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *