CAPTAÇÃO DA ÁGUA DAS CHUVAS

De toda a chuva que cai sobre as nossas cabeças – ou telhados – só aproveitamos aquela que está sobre as reservas usadas para o abastecimento urbano, e ainda necessitando fazer todo o deslocamento da água para as nossas casas, o que requer gastos. Por que não, então, aproveitar a água das chuvas diretamente, na hora de projetar ou mesmo depois de construir nossas casas ou prédios?

Essa alternativa é possível através de sistemas específicos, feitos de maneira improvisada ou profissional. Mesmo no primeiro método, são sempre necessários alguns elementos básicos, que são as calhas de captação da água no telhado, canos para direcionamento dessa água para um tanque ou cisterna de armazenagem, e um filtro. Veja aqui como fazer um sistema de baixo custo.

aproveitar água das chuvas acquasaveImagem: Acquasave

Á agua da chuva pode ser utilizada, nos dois casos, para a limpeza das áreas comuns e externas, lavagem de carros, rega de jardins, e também para descarga de banheiros e uso nos tanques ou máquinas de lavar roupas. Mas para o uso interno, o ideal é que o sistema tenha sido instalado durante a construção da casa ou prédio, pois do contrário acarretará muita quebradeira para ser feita a adaptação.

Aproveitar a água das chuvas é um recurso extremamente sustentável, já que evita o desperdício e reduz o consumo de água das reservas e outras fontes, e por esse mesmo motivo é também uma boa fonte de economia financeira. A estimativa de tempo para compensar o gasto com a instalação do sistema completo, feito pelas empresas especializadas, é de cerca de 5 anos, dependendo do consumo. Quanto maior o consumo de água, mais rápido o valor é compensado.

Imagens: Acquasave.

Veja mais dicas sustentáveis de arquitetura aqui.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *