casa-em-steel-e-wood-frame-otto-felix-capa

CASA MODERNA DE STEEL FRAME E WOOD FRAME

Os materiais predominantes na construção dessa casa são a madeira e o metal, já que metade dela foi erguida com o sistema conhecido como wood frame e a outra metade com steel frame.

A casa foi projetada pelo arquiteto Otto Felix para ele mesmo, e fica em Joaquim Egídio, Campinas (SP). Ela tem dois blocos em “L”, sendo um mais aberto, com a ala social, e outro mais fechado, para as duas suítes amplas.

casa-em-steel frame-madeira e metal

 

Metade de um jeito, metade de outro

O bloco mas aberto foi feito em wood frame, com pilares e vigas em madeira e fechamento com vidro, enquanto a parte dos quartos recebeu estrutura de metal e painéis cimentícios para o fechamento, em um sistema similar ao wood frame, porém com metal no lugar da madeira, conhecido como steel frame.

casa-em-steel frame-otto-felix-4

As vantagens dos sistemas Steel Frame e Wood Frame

Ambos possuem como vantagem em relação à alvenaria convencional o fato de serem métodos mais econômicos e mais rápidos de construção, com muito menos desperdício de material. Saiba mais sobre o sistema construtivo wood frame aqui.

casa-em-steel frame-otto-felix-3

A parte mais reservada da casa

No bloco mais fechado foram usadas pedras nas paredes, além dos painéis cimentícios, deixando esta parte da casa mais protegida em relação à temperatura e à acústica, além de contrastar com toda a leveza da área social, que fica confortável graças à presença de muita ventilação natural.

casa-em-steel frame-otto-felix-2

De quebra, uma piscina natural

Para completar a integração com a natureza, foi feita uma piscina natural ao lado da sala, que tem aspecto de lago mas é na verdade uma piscina ecológica, que tem a limpeza feita automaticamente por algas e outros organismos aquáticos ao invés de produtos químicos. Saiba mais sobre as piscinas naturais aqui.

casa-em-steel frame-otto-felix-5

Projeto e imagens: Otto Felix Arquitetura e Urbanismo

Veja mais projetos de casa.

Quer receber nossas dicas por e-mail?  

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>