COMO COLOCAR RODAPÉS EM PAREDES TORTAS OU CURVAS

É complicado colocar rodapés em paredes irregulares, ou seja, que esteja torta em alguns pontos.

A principal complicação é o vão que fica entre o rodapé e a parede nesses locais. Esse vãos podem ser bem grandes e chamar bastante atenção. Se a parede for levemente curva, por exemplo, o vão pode aparecer quase na parede toda.

Preenchimento dos vãos entre o rodapé e as paredes

Se o espaço que sobrar entre o rodapé e a parede for pequeno, ele pode ser preenchido com algum tipo de massa, como massa corrida. Essa massa deve ser pintada da mesma cor da parede, para ficar menos perceptível. Mas essa é uma solução que só vale para vãos bem pequenos. E mesmo assim dá um pouco mais de trabalho do que usar rodapés feitos especialmente para paredes irregulares.

Rodapés flexíveis, ideais para paredes irregulares

O melhor rodapé para colocar em paredes com algum tipo de irregularidade é o rodapé flexível. Os rodapés flexíveis são feitos de EVA, um material emborrachado e bastante maleável.

Esse é o mesmo material das placas de piso emborrachado usadas em quartos infantis ou academias para amortecer impactos ao pisar ou cair.

Eles podem ser usados em conjunto com guarnições nas portas também em EVA. Assim fica tudo bem integrado.

Vantagens dos rodapés flexíveis

A maleabilidade dos rodapés flexíveis permite que eles fiquem encostados na parede em toda a sua extensão, mesmo se ela tiver pedaços tortos.

Rodapés rígidos não podem ser forçados para encostar na parede, pois isso faz com que eles se quebrem com o tempo. Já os rodapés flexíveis podem ser moldados mais facilmente, se adaptando à forma da parede.

Assim logo ao instalar o rodapé na parede irregular já não surgem tantos vãos. É portanto uma instalação mais prática e mais eficiente. Outra vantagem é que o EVA é resistente a umidade, podendo ser usado em regiões úmidas ou em ambientes molhados.

Fixação dos rodapés flexíveis

A fixação do rodapé flexível na parede é feita através de cola. Por isso não fica nenhum prego aparente, e não é feito nenhum barulho. E existem também os rodapés flexíveis adesivos, que já vêm com cola na própria peça, facilitando ainda mais a instalação. O rodapé com adesivo na parte de trás é também chamado de rodapé autocolante ou autoadesivo.

Acabamento dos rodapés flexíveis

Os rodapés flexíveis estão disponíveis em várias cores e acabamentos, inclusive imitando madeira. O acabamento é feito com tinta acrílica, que não interfere na maleabilidade do rodapé.

rodapés flexíveis de EVARodapé flexível de EVA – Clique para ver na loja.

Na versão sem pintura, o rodapé de EVA é branco, e pode ser usado assim mesmo. Mas ele também pode ser pintado da mesma cor da parede, se necessário.

Onde comprar rodapé flexível

Para ver diversos modelos de rodapé flexível na loja, clique aqui.

Imagem de capa: Rodapé flexível madeirado da Eucafloor.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *