DICAS PARA ESCOLHER CERÂMICAS OU PORCELANATOS

Quando vamos escolher cerâmicas ou porcelanatos na loja a variedade de características é tão grande que chega a confundir.



Entenda quais são as especificações que existem nos porcelanatos e cerâmicas e o que elas significam na prática.

Qual a diferença entre cerâmica e porcelanato

Para começar, é preciso decidir se o material adquirido vai ser uma cerâmica comum ou um porcelanato. O porcelanato na verdade é um tipo de cerâmica, porém produzido através de um processo um pouco diferente, que o torna mais resistente. É por isso que o preço também é maior do que o das cerâmicas comuns, embora exista uma diferença muito grande de valor entre os próprios porcelanatos, dependendo de suas características.

Tipos de acabamento de cerâmicas e porcelanatos

As cerâmicas e porcelanatos podem ser lisas ou texturizadas. Quando são lisas, elas podem ser polidas (com brilho) ou foscas (sem brilho), dependendo do visual desejado. Quando são texturizadas, o visual é sempre fosco.

Além da cor e do desenho, existem também diferentes tipos de acabamento, que podem ser esmaltados (código GL) ou não (código UGL). As cerâmicas e porcelanatos que não são esmaltados são os naturais ou de massa plena, que têm acabamento mais rústico. Já os esmaltados têm uma camada que protege um pouco mais de manchas e de substâncias químicas. Quanto maior essa proteção, maior o índice “PEI” que aparece nas caixas de cada material.

Cerâmicas e porcelanatos antiderrapantes

O piso precisa ser antiderrapante nas áreas externas, que ficarão em contato com a água e por isso podem se tornar escorregadias. E também é interessante que o piso de escadas seja antiderrapante, para evitar acidentes com calçados de sola muito lisa ou desgastada.

O que faz uma cerâmica ou porcelanato ser antiderrapante é a sua textura bem irregular, como nas peças de acabamento rústico, ou então um tratamento feito através do esmalte. A segunda opção tem a vantagem de ser mais fácil de ser limpa, pois a cerâmica esmaltada fica menos absorvente.

Tipos de borda de cerâmicas e porcelanatos

O tipo de borda de uma cerâmica ou porcelanato é o que determina o tamanho do rejunte a ser utilizado. Quando o material é retificado, ou seja, tem a borda reta, dependendo da especificação do fabricante é possível usar juntas mais estreitas entre as peças, com 1 a 2 mm, ou então fazer a chamada “junta seca”, que não tem rejunte e fica mais imperceptível ao olhar para o piso como um todo.

TIPOS DE BORDA CERÂMICAS E PORCELANATOS

Quando a cerâmica não é retificada, ela também é chamada de “bold”, e tem um pequeno chanfro na borda, deixando as laterais um pouco mais baixas do que o restante da peça. Nesse caso as juntas precisam ter cerca de 3 a 8mm de largura. A medida de rejunte necessária em cada material vem sempre indicada na caixa, inclusive na cerâmica retificada, e precisa ser seguida para manter a durabilidade do revestimento e também para impedir problemas de alinhamento, já que as cerâmicas bold, ao contrário das retificadas, podem ser levemente diferentes umas das outras no tamanho de cada peça.

Quantidade de peso suportado pela cerâmica

Outra característica importante na hora de escolher cerâmicas ou porcelanatos é a quantidade de peso suportada por cada material. Essa informação é dada pelo tráfego ideal de cada modelo, que pode ser baixo, alto ou moderado. Sendo assim, locais com muito movimento de pessoas ao mesmo tempo ou então que precisem suportar o tráfego de veículos, como garagens por exemplo, precisam de cerâmicas que sejam recomendadas para alto tráfego. Caso contrário ela pode se quebrar durante o uso.


Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

2 thoughts on “DICAS PARA ESCOLHER CERÂMICAS OU PORCELANATOS”

    1. Olá, Odete! Respondi sua dúvida pelo facebook também, mas vou deixar aqui para servir de informação para todos. O granito preto são gabriel fica mais preto do que o granito ubatuba, que é levemente esverdeado. E o valor do São Gabriel não é dos mais caros, então é uma boa escolha. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *