COMO ESCONDER A CONDENSADORA DO AR-CONDICIONADO

A condensadora é uma máquina que faz parte do sistema de ar-condicionado do tipo split, o mais usado atualmente.

Quando é preciso ter uma condensadora

O ar-condicionado split é aquele em que o aparelho fica preso na parede, sem ser embutido. (Ver também: “Condicionadores e Climatizadores de Ar“). Esse aparelho que fica dentro de casa é chamado de evaporador. E independente da quantidade de evaporadores que forem instalados, é preciso sempre que exista também uma condensadora.

Essa condensadora é uma máquina relativamente grande, e que tem ainda o inconveniente de precisar ficar em algum lugar externo, já que ela elimina a água do sistema. Por isso ela é normalmente colocada nas varandas dos apartamentos.

Como esconder a condensadora na varanda

Por ser uma máquina de grande porte, a condensadora não costuma se encaixar bem na decoração dos ambientes, nem mesmo da varanda ou do jardim. Mas existem formas de camuflar a condensadora e ainda aproveitar o espaço que ela ocupa. É preciso apenas tomar alguns cuidados:

  • A condensadora precisa de ventilação: A condensadora não pode ficar toda fechada em uma caixa, pois ela esquenta e precisa necessariamente de ventilação para não queimar e parar de funcionar. Sua principal função é a de ventilar o sistema. Por isso os fechamentos em volta da máquina devem ser vazados, com ripas que não se encostam, venezianas ou qualquer outro sistema que não impeça o ar de circular.
  • A condensadora precisa de manutenção: Os fechamentos em volta da condensadora costumam ser feitos sob medida, e por isso existe a tendência de fazê-los de forma fixa. Porém é importante que continue existindo acesso à maquina, para que seja possível mexer na tubulação em caso de quebra ou manutenção. Pode inclusive ser preciso tirar a máquina do local para trocá-la por outra, eventualmente. Por isso os fechamentos que forem feitos para esconder a condensadora devem ser móveis, ou então terem algum tipo de tampa ou de portas para permitir o acesso.

Ideias para esconder a condensadora

Se todos esses cuidados forem tomados, basta deixar a criatividade fluir para decidir como a condensadora será escondida, sempre deixando o fundo e uma das laterais livres para a entrada da tubulação e para a saída da água. Algumas possibilidades são:

  •  Um banco em volta da condensadora:

esconder condensadora na varanda - biganimalImagem: Biganimal

  • Uma caixa com tampa em volta da condensadora, que funciona como um aparador:

esconder maquina ar condicionado - pinterest - atelier do zero2Imagem: Pinterest – Atelier do Zero

  • Um jardim sobre a condensadora, com portas:

esconder máquina ar condicionado - imgrum - compondo arquiteturaImagem: Imgrum – Compondo Arquitetura

  • Um painel removível em volta da condensadora:

esconder condensadora na varanda - pinterest - atelier do zeroImagem: Pinterest – Atelier do Zero

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *