lavanderia embutida - capa

COMO FAZER UMA LAVANDERIA EMBUTIDA NO ARMÁRIO

A lavanderia embutida no armário é muito versátil e funcional, pois ocupa pouco espaço, pode ser usada normalmente quando as portas estão abertas, e desaparece quando as portas estão fechadas.

Como fazer a lavanderia embutida no armário

A lavanderia embutida parece um armário, mas na verdade é só uma pequena área fechada com uma porta. Não precisa e nem se deve fazer uma base, laterais e o fundo do armário, pois isso seria um gasto desnecessário e ainda faria com que essas peças fossem facilmente estragadas pela água que cairia durante o uso do espaço.

lavanderia embutida 6 - kg bellImagem: KG Bell

Dentro dessa área podem existir armários altos e baixos, que não precisam de portas mas podem ter, caso se queira deixar a lavanderia aberta de vez em quando. Além disso, é interessante existir uma bancada, um tanque solto ou embutido no gabinete, e as máquinas necessárias, como uma lava-roupas e uma secadora ou uma lava-e-seca, que faz tudo em uma máquina só. De qualquer forma é interessante ter como secar as roupas sem ser no varal, a não ser que exista um varal externo próximo ao local. Dentro da lavanderia embutida não é funcional usar varais, pois a roupa não seca bem em locais sem ventilação.

lavanderia embutida 2 - complete homeImagem: Complete Home

Tipos de portas da lavanderia embutida no armário

As portas da lavanderia embutida podem ser de abrir, de correr ou sanfonadas:

  • Lavanderia embutida com portas de abrir: As portas de abrir são normalmente as mais baratas, e são fáceis de manusear. Mas precisam de espaço para serem abertas, além de fecharem as laterais da área de manuseio da lavanderia quando estão abertas, deixando assim o ambiente mais fechado.

lavanderia embutida 7 - hushImagem: Hush Home

  • Lavanderia embutida com portas de correr: As portas de correr são as que menos ocupam espaço, pois quando estão abertas podem sumir atrás de uma outra porta ou atrás da parede. Com isso, elas não ocupam nenhum espaço de circulação quando abertas. Se não existir um local para onde a porta possa correr na parede, podem ser feitas duas portas no vão livre da lavanderia, sendo que apenas uma ficaria aberta de cada vez, correndo para trás da outra. Nesse caso é muito importante que ela seja dividida em duas áreas, uma de um lado com o tanque e outra com as máquinas, por exemplo, sem nada exatamente no meio, como um armário que não teria como ser aberto, por exemplo, já que sempre existiriam portas ali, de um lado ou de outro.

lavanderia embutida 3 - one crazy houseImagem: One Crazy House

  • Lavanderia embutida com portas sanfonadas: As portas sanfonadas são uma boa opção para liberar bastante a frente da lavanderia, precisando apenas de um pequeno espaço nos dois cantos laterais ou em apenas um deles para ficar acumulada quando está aberta. Nessas partes não podem existir, portanto, armários ou outros objetos que precisem ficar com a frente livre.

lavanderia embutida 1 - habitissimoImagem: Habitissimo

Onde fazer o armário com lavanderia embutida

A lavanderia embutida esconde a bagunça de panos e roupas que pode existir nesse ambiente, basta fechar a porta. Por isso ela pode ser feita em locais mais nobres da casa ou apartamento, ao invés de ficar no canto depois da cozinha. Ela pode ser instalada inclusive em locais mais próximos dos quartos, para facilitar o transporte de roupas, por exemplo.

lavanderia embutida 5 - art of kitchensImagem: Art of Kitchens

Mas é importante, em todo caso, lembrar que máquinas de lavar roupas costumam fazer barulho, então nem sempre ela deve ficar perto demais dos quartos. Depende das preferências de cada um, e de quando ela será usada.

lavanderia embutida 4 - olson design buildImagem: Olson Design Build

Além disso, é essencial que exista pelo menos um ponto de água na parede, para o tanque e uma lava-roupas ligada na torneira do tanque, ou então dois pontos, um para o tanque e outro para a lava-roupas. Quando a máquina ficar ligada na torneira, o ideal é usar modelos de torneira feitos para isso, com duas saídas, para que o uso do tanque fique liberado.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>