sala-contemporanea-1234252

DICAS PARA DECORAR SALAS PEQUENAS

Na hora de mobiliar e decorar as salas pequenas existem alguns truques que podem deixá-las mais agradáveis e também fazer com que elas pareçam maiores:

- Use espelhos com moderação

Espelhos ajudam a ampliar o espaço, mas só são elegantes se usados com critério, para não transformar as salas em labirintos. Podem ser usados grandes espelhos concentrados em um ou dois locais ou então móveis feitos de espelhos.

dicas para salas pequenas

- Evite estantes altas

Estantes altas têm aspecto pesado e ocupam muito espaço das salas, inclusive de lado, pois bloqueiam a vista. É melhor usar móveis baixos em conjunto com prateleiras abertas, por exemplo, que também aproveitam o espaço porém de maneira mais leve.

- Dê preferência para sofás mais leves

Sofás leves podem ser confortáveis, se for escolhido o modelo certo. Uma dica útil para salas pequenas é optar por aqueles que não têm braços muito largos, ou que até mesmo não têm braços, utilizando apenas almofadas nas laterais. Assim é possível aproveitar melhor o espaço em relação à largura. E quanto à profundidade, os sofás ideais para pequenos espaços são os retráteis, que podem ser abertos quando necessário, para assistir TV mais confortavelmente, e ficarem recolhidos quando a prioridade for liberar espaço de circulação.

Sofá-cama com braços estreitos – Clique para ver na loja.sofa para salas pequenas

- Coloque a TV na parede

A TV na parede dá a impressão de que a sala é maior porque a distância entre o sofá e a tela fica um pouco aumentada. Nessa mesma linha de raciocínio, o móvel onde ficam os aparelhos podem ficar todos na parede também, caso não sejam muito pesados, ajudando a deixar o visual mais leve.

- Evite mesas de centro

Mesas de centro são funcionais, pois servem para apoiar e guardar objetos, mas não quando ficam no meio do caminho. Nesse caso elas aglutinam a circulação e acabam funcionando mais como batedores de perna do que qualquer outra coisa. Então se o espaço for tão pequeno que não seja possível deixar pelo menos 70cm livres em cada lado da mesa, abandone a ideia de ter uma mesa nesse local.

- Use poucas cores, sendo a maior parte clara e alguns detalhes escuros

Sempre ouvimos falar que ambientes pequenos exigem cores claras. Isso é verdadeiro até certo ponto, pois a sensação de claridade e luminosidade é realmente essencial para gerar sensação de amplitude. E é interessante que sejam usadas poucas cores, para não bagunçar o visual. Mas alguns detalhes mais escuros ou em tons mais fortes podem ser usados, e normalmente servem para valorizar a base mais clara e neutra. Dependendo do local onde a cor escura é usada, como em uma parede que tenha painéis mais claros ou cortinas claras, por exemplo, ela serve para criar a ilusão de profundidade, e com isso faz as salas parecerem maiores.

dicas para salas pequenas

- Cuidado com o excesso de informações

Assim como o excesso de cores pode poluir o visual por deixá-lo muito bagunçado, o mesmo acontece com qualquer objeto, como muitos quadros, muitas mesinhas, muitas cadeiras, muitos enfeites. Em ambientes pequenos, menos é mais. (Ver também: “Minimalismo nos Projetos“)

- Use móveis multifuncionais se necessário

Se for preciso ter muitas funções na sala e elas não forem necessárias o tempo todo e ao mesmo tempo, móveis multifuncionais são uma boa pedida. Podem ser usadas mesas ou aparadores com pufes encaixados, para serem retirados apenas quando a sala estiver com visitas, por exemplo, ou até mesmo móveis totalmente transformáveis.

- Em salas de jantar, prefira mesas com apoio central

Mesas de jantar com apoio central, que deixam as pontas livres, são mais funcionais porque fica mais fácil de se sentar ou levantar das cadeiras pelos cantos, já que ele fica livre e não com uma das pernas da mesa bloqueando a passagem. Isso se torna mais importante em espaços pequenos, onde a área livre em volta da mesa provavelmente é reduzida também.

mesa de jantar para salas pequenasMesa de jantar com apoio central – Clique para ver na loja.

- Libere a circulação ao máximo

Uma das prioridades na hora de definir o tamanho dos móveis deve ser manter a circulação livre, sem criar passagens muito estreitas. A medida mínima para passagem é de cerca de 60 ou 70cm, para manter o espaço bem funcional e confortável. Todo o layout deve ser pensado de forma a aproveitar a área disponível da maneira mais proporcional possível, o que significa não criar espaços de circulação muito pequenos e nem deixar grandes espaços vazios.

Clique aqui para conhecer o “Curso de Decoração” da Cursos 24h, que ensina proporção, distribuição, como decorar imóveis próprios e alugados, como organizar reformas, quais são as cores e móveis mais adequados para cada cômodo e muito mais.

Quer receber nossas dicas por e-mail?  

Veja também:

2 opiniões sobre “DICAS PARA DECORAR SALAS PEQUENAS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>