DICAS PARA ESCOLHER A ESTANTE DA TV

A estante da TV tem funções estéticas e práticas. A função estética é que ela dá acabamento e valoriza o aparelho. E o aspecto prático é que a TV precisa de outros aparelhos ligados a ela, que devem ficar no móvel associado a ela.

Esse móvel pode ser um rack com ou sem painel, nichos e prateleiras na parede ou então um armário com a TV embutida. Para saber qual a melhor opção em cada caso, alguns itens precisam ser observados:

  • Qual o tamanho da TV

O tamanho da TV é essencial para definir o móvel a ser usado, pois cada um tem um limite de peso que aguenta. O tamanho máximo do aparelho costuma vir indicado em cada móvel. Além disso, a largura da TV precisa ser menor do que o móvel onde ela está, mesmo que apenas alguns centímetros. E se a TV for muito grande, o ideal é deixá-la mais alta, para que a composição fique mais proporcional.

  • Onde ficará a estante da TV

Se a estante da TV for colocada em uma sala, ela pode ter alturas diversas, desde a altura de um rack baixo até um pouco mais alta, na parede ou em um armário. Isso porque a altura de uma pessoa sentada no sofá está bem no meio dessas duas alturas, fazendo com que as duas situações fiquem confortáveis. Mas se a TV estiver em um quarto, a altura deve ser maior. O motivo é que uma pessoa deitada na cama não poderá olhar muito para baixo na hora de assistir à TV, e sua cabeça ficará levemente voltada para cima. Sendo assim, a TV precisa estar mais alta para ficar no campo de visão adequado. E para ficar mais alta, ela precisa estar presa na parede, em um painel, ou então apoiada em uma estante mais alta.

estante da TVEstante da TV com armários e adega. Clique para ver na loja.

  • Qual o espaço de armazenagem necessário na estante da TV

Algumas estantes de TV têm lugar para guardar livros, enfeites e outros objetos, enquanto outras prevêm apenas a TV e poucos aparelhos. Então é preciso pensar no que será preciso deixar ali, para não faltar nem sobrar armário. Salas muito pequenas, por exemplo, pedem uma estante de TV com uma certa capacidade de armazenagem, mas sem ocupar espaço demais. E alguns quartos precisam que a área da TV seja aproveitada para guardar objetos que não couberam no restante dos armários. Definir qual o espaço de armazenagem necessário ajuda a definir o tipo de estante a ser adquirido, se será um rack ou um armário alto, por exemplo.

  • Quais equipamentos precisam ser ligados à TV

Um ponto essencial na hora de escolher o rack ou estante da TV é saber quais aparelhos deverão estar ligados a ela. Todos eles precisam estar próximos ao televisor, pois estarão ligadas a ela por fios. E se a ideia for esconder esses fios, a estante deverá contar com fundo ou com um painel. Além disso, alguns equipamentos precisam de características específicas do móvel onde ficarão, como caixas de som muito grandes e que sejam muito pesadas, por exemplo. Nesses casos o móvel para a TV precisa ser escolhido com muito critério, para que todos os aparelhos sejam bem acomodados.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *