DICAS PARA HARMONIZAR AS CORES

Questão: “Minha sala de estar e jantar é ampla e pintei de pimenta verde por gostar da cor. A sala tem um painel de TV em madeira marrom conhaque e mesa de jantar em vidro com cadeiras brancas. Você poderia sugerir como harmonizar este ambiente?”

Resposta: A sensação de que falta alguma coisa para harmonizar as cores do ambiente vem da falta de uma cor para contrastar e com isso valorizar as outras tonalidades e o espaço como um todo.

O verde pimenta e o conhaque combinam, pois o conhaque puxa para o caramelo, que tem o mesmo efeito do laranja escuro e seco, e essas duas tonalidades se complementam. Mas o branco dos móveis apenas deixa. essa mistura mais leve, sem contrastar realmente, pois nenhuma das duas cores é realmente viva ou muito forte. A decoração fica leve, porém com efeito um pouco apagado.

sala verde e conhaque 2

Uma boa solução, nesse caso, é acrescentar o preto, que pode aparecer em destaque no sofá e em alguns detalhes como quadros e luminárias, para não ficar perdido e muito chamativo em uma única peça perdida. Ele pode ser usado sem medo, pois as outras cores e a amplitude do espaço garantem a leveza e a alegria do ambiente. E o efeito que causa nessa composição é a de destacar e valorizar as cores claras, que nesse caso são todas, além de quebrar o excesso de suavidade da decoração. O sofá preto fica imponente e chamativo, chamando atenção para essa parte mais aconchegante da sala.

sala verde e conhaque 3

E além de acrescentar o preto, é importante também, para deixar a ambientação equilibrada e integrada, que a cor conhaque do painel apareça em outros pontos da sala, como nos tapetes ou até mesmo no piso inteiro, e também que o branco se espalhe por toda a sala de maneira mais ou menos homogênea.

Projeto: Arquiteta Fernanda DG
Veja mais projetos de sala aqui.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

6 comentários em “DICAS PARA HARMONIZAR AS CORES”

  1. Boa noite , qual cor você sugere para pintar uma parede da sala ,meu sofá e Preto,persianas Preta, Rach marrom, as outra parede das sala e pérola

    1. Olá, Elisangela! A sala já tem várias cores, então é melhor não acrescentar mais uma. A parede em destaque pode ser marrom, contanto que não seja a parede onde fica o rack, pois nesse caso ele sumiria, e todo o marrom ficaria concentrado em um único local, ficaria pesado. Outra opção seria usar o branco, que pode existir também em outras partes, como no teto, por exemplo, e em alguns detalhes dos acessórios e do mobiliário. Assim a sala ficaria mais leve, equilibrando com as tonalidades mais escuras existentes. Abraços, espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *