DICAS PARA HARMONIZAR AS CORES

Questão: “Minha sala de estar e jantar é ampla e pintei de pimenta verde por gostar da cor. A sala tem um painel de TV em madeira marrom conhaque e mesa de jantar em vidro com cadeiras brancas. Você poderia sugerir como harmonizar este ambiente?”



Resposta: A sensação de que falta alguma coisa para harmonizar as cores do ambiente vem da falta de uma cor para contrastar e com isso valorizar as outras tonalidades e o espaço como um todo.

O verde pimenta e o conhaque combinam, pois o conhaque puxa para o caramelo, que tem o mesmo efeito do laranja escuro e seco, e essas duas tonalidades se complementam. Mas o branco dos móveis apenas deixa. essa mistura mais leve, sem contrastar realmente, pois nenhuma das duas cores é realmente viva ou muito forte. A decoração fica leve, porém com efeito um pouco apagado.

sala verde e conhaque 2

Uma boa solução, nesse caso, é acrescentar o preto, que pode aparecer em destaque no sofá e em alguns detalhes como quadros e luminárias, para não ficar perdido e muito chamativo em uma única peça perdida. Ele pode ser usado sem medo, pois as outras cores e a amplitude do espaço garantem a leveza e a alegria do ambiente. E o efeito que causa nessa composição é a de destacar e valorizar as cores claras, que nesse caso são todas, além de quebrar o excesso de suavidade da decoração. O sofá preto fica imponente e chamativo, chamando atenção para essa parte mais aconchegante da sala.

sala verde e conhaque 3

E além de acrescentar o preto, é importante também, para deixar a ambientação equilibrada e integrada, que a cor conhaque do painel apareça em outros pontos da sala, como nos tapetes ou até mesmo no piso inteiro, e também que o branco se espalhe por toda a sala de maneira mais ou menos homogênea.

Projeto: Arquiteta Fernanda DG
Veja mais projetos de sala aqui.


Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

4 thoughts on “DICAS PARA HARMONIZAR AS CORES”

  1. Oi,. Minha sala é comprida e gostaria de dividir em dois ambientes. A primeira parte após a entrada uma divisão, com uma entrada gostaria de uma sugestão de hall de entrada. Obrigada!

    1. Olá, Bernadete. Um hall de entrada pode ser criado com poucos elementos, para não obstruir a passagem. Se a área for pequena, podem ser usados elementos que não ocupam espaço, como um tapete e um grande espelho com moldura. E se couber, pode ser usado um aparador ou algum móvel com cabideiro ou lugar para colocar bolsas e chaves, por exemplo. Abraços.

  2. Obrigada por sua resposta. O preto é uma opcão interessante mas gostaria de explorar mais um pouco a cor do sofá.
    O azul cobalto na cor do sofá poderia trazer este mesmo efeito de destaque que você mencionou? penso em usar um conjunto de dois dois sofás. Deveriam ter a mesma cor ou fica mais interessante cores diferentes?
    obrigada Graziela

    1. Oi, Graziela! O azul cobalto se destaca sim mas não faz uma composição harmônica com o verde e com o marrom do painel..Se fosse só um ou outro daria certo, mas os 3 juntos não fica legal. Tem que ser uma cor neutra e escura, no máximo um cinza grafite bem escuro em alternativa ao preto. Quanto ao uso de cores diferentes nos sofás, pode ser interessante em alguns casos e tem que ser feito com cuidado, mas no seu, como já está uma mistura razoavelmente grande de tons, é melhor usar a mesma cor para deixar os sofás mais destacados e imponentes como conjunto mesmo. Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *