DICAS PARA O BANHEIRO PEQUENO

O banheiro pequeno pode parecer maior com alguns truques muito simples.

No caso desse banheiro das imagens, não era um banheiro pequeno realmente, mas devido ao tamanho do box, o espaço que sobrou não era muito grande.

O espaço total era de 2,36m de profundidade e 1,66m de largura. A intenção era fazer um box bem grande, com 90cm de largura. Isso poderia deixar a parte fora do box parecendo muito pequena, pela proporção. Mas alguns detalhes foram pensados para manter a sensação de amplitude do banheiro pequeno.

Banheiro pequeno com truques para ampliar espaço

Sensação de espaço no banheiro pequeno

Confira os truques que foram usados para fazer o banheiro parecer maior do que realmente era:

  • Bancada pouco profunda

A bancada ficou com 70cm de largura, para deixar espaço suficiente para o vaso. Por não ser muito larga, ela poderia parecer ainda mais estreita se a profundidade fosse muito grande. Foi usada então a medida de 45cm de profundidade na bancada, para manter a sua aparência retangular ao invés de quadrada. E a cuba usada foi uma cuba de apoio redonda com a base menor do que a parte de cima, para ocupar menos espaço.

  • Visual leve

Para fazer o banheiro pequeno parecer maior é importante manter o visual simples e leve. Para quebrar a monotonia sem poluir o visual, foi usado porcelanato com textura de madeira apenas no piso e em uma parede, e também na bancada para equilibrar. As outras paredes são claras, com pastilhas brancas nas paredes maiores e pintura branca na parede pequena ao lado da pia. O desenho do armário é reto e sem muitas informações. E a cuba é de vidro igual ao box para integrar e gera leveza pela transparência.

Banheiro pequeno com truques para ampliar espaço

  • Fundo do box igual ao piso

A parede dentro do box ficou destacada. Assim logo ao entrar no ambiente a atenção vai para o fundo do box, fazendo notar a parede e não apenas o vidro, como se o banheiro acabasse ali. E por ser da mesma cor do piso, com as paredes laterais mais claras, fica destacado o sentido maior do banheiro. Isso dá a impressão de que ele é mais comprido do que realmente é.

  • Torneira na diagonal

Um outro detalhe que ajudou a “esticar” o banheiro foi a torneira em diagonal. Ao invés de ficar atrás da cuba, ela ficou no canto perto da parede menor. Isso puxa a atenção para a ponta do banheiro e não só para a parede maior, fazendo assim com que ele pareça mais comprido.

  • Formas horizontais

As formas retangulares, mais largas do que altas ou mais largas do que profundas, ajudam a dar sensação de amplitude para o banheiro. Isso porque a forma horizontal realça o sentido da largura, criando a ilusão de que as paredes são também mais largas. Nesse banheiro, as formas horizontais aparecem no armário e no frontão da pia.

  • Espelho largo

O espelho gera sensação de amplitude normalmente. Mas nesse caso se ele ficasse apenas na largura da bancada, a parede iria ficar segmentada, com a parte que sobra depois do box dividida em duas. Ao colocar o espelho em toda a extensão da parede até o box, essa área fica mais integrada e bem mais ampla.

Vídeo do banheiro pequeno

Veja no vídeo as dicas para ampliar o banheiro pequeno:


Projeto: Arquiteta Fernanda DG

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *