LUMINÁRIAS SOLARES – JARDIM ILUMINADO SEM FIOS

É comum querermos instalar novos pontos de iluminação mas a ideia de quebrar paredes e forros para instalar a fiação seja totalmente desestimulante. É fato também que luminárias consomem energia, e isso é ruim para o meio-ambiente e para o bolso. As luminárias solares, que, como o nome diz, funcionam à base de luz solar, resolvem esses dois problemas de uma vez: Iluminam de maneira ecológica e gratuita. E não precisam de fios.

Como as luminárias solares funcionam

Elas funcionam como o sistema de captação de energia solar que se instala na cobertura e distribui a energia pela casa, porém de forma isolada. Ou seja, cada luminária tem uma placa, e funciona de maneira independente, captando e reservando a energia necessária para o seu funcionamento nas baterias que possuem internamente.

luminárias solaresLuminária solar em forma de pedra – Clique para ver na loja.

Os painéis solares embutidos nas luminárias captam a energia solar garantindo o funcionamento diário da lâmpada interna. A energia armazenada durante o dia começa a ser utilizada no inicio da noite. Para situações em que ocorre menor captação de energia solar, como em dias chuvosos ou nublados, alguns modelos de luminária dispõem de reservas armazenadas. Essas reservas são suficientes para o funcionamento em várias noites consecutivas.

Onde usar as luminárias solares

Muito utilizadas em outros países, no Brasil elas estão começando a ser difundidas. Sua utilização é feita principalmente em jardins, pois elas precisam receber luz solar.

Elas servem para pontos onde não seja necessária tanta luz. Caso seja preciso iluminar mais, são necessárias mais peças.  Quanto aos preços, são mais acessíveis do que se imagina, mas variam muito de acordo com o modelo.

luminarias solares 01Luminária solar. Clique para ver na loja.

COMPONENTES DAS LUMINÁRIAS SOLARES

Painel Solar Fotovoltaico: Placa que capta a energia da radiação solar transformando-a em eletricidade. É constituído por diversas células fotovoltaicas, que são camadas de silício. Essas camadas são agrupadas em forma de sanduíche e conectadas a dois fios metálicos. Quando há claridade solar, os raios solares se chocam com o painel e provocam uma reação química que produz energia elétrica.

luminária solares balizadoras superled ecoforceLuminária solar – Clique para ver na loja.

Fotorresistor: Dispositivo que detecta a ausência de luminosidade e acende a luminária automaticamente.

Controlador de Carga/Diodo: Faz a  proteção do painel solar e dos demais equipamentos conectados ao sistema contra curto circuitos, inversão de polaridade, sobrecargas e falhas que possam ocorrer.

Bateria: A energia produzida durante o dia é armazenada em baterias recarregáveis para ser consumida durante a noite.

Lâmpadas LED: Diodos emissores de luz de dimensões reduzidas. Oferecem vantagens como longa vida útil, baixo custo de manutenção, maior eficiência, luz forte e direcionada. Além disso, não contêm mercúrio e não emitem radiação infravermelha.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *