sala-5

SENSAÇÃO CAUSADA PELOS MATERIAIS NA DECORAÇÃO

A sensação causada pelos materiais é um dos fatores de maior impacto no que chamo de “psicologia dos ambientes”. Junto com a escolha das cores e com os efeitos espaciais e de iluminação, a seleção de materiais deve então ser feita com critério, de acordo com o resultado pretendido.

Os efeitos podem ser misturados, buscando a proporção que mais agrade e que seja também mas eficiente para cada espaço. Para fazer essa seleção, é preciso conhecer as sensações geradas por cada material. Veja no vídeo ou leia abaixo as quais são as características de cada um deles:

A madeira é conhecida por agregar conforto aos ambientes. Isso acontece porque ela é um material com ótimas características térmicas, ou seja, tem temperatura sempre agradável ao toque, refletindo ou absorvendo o calor na medida ideal. Além disso, a madeira proporciona sensação aconchegante pelo seu visual rústico e porque ajuda a absorver os sons, melhorando a acústica dos espaços.

As pedras podem ter efeitos diversos, de acordo com o tipo de acabamento, mas em geral são frias e rústicas. Elas podem então ser uma boa opção em locais muito quentes ou quando se quer uma ambientação mais natural. Porém é interessante misturá-la a outros elementos mais aconchegantes, especialmente em ambientes de maior permanência, como quartos e salas.

Os tecidos, por sua textura agradável, proporcionam sensação acolhedora e confortável, especialmente quando usados em objetos macios como estofados ou almofadas. Podem ser usados também como revestimento de paredes, nos tapetes e nas cortinas, optando-se por tecidos menos absorventes ou então pela sua não utilização em locais com fumaça ou com muita umidade. Por outro lado, o fato de serem absorventes pode ser útil em locais onde a acústica seja importante, como salas de TV. (Ver também: “Dicas de Acústica“)

quarto-1Clique aqui e veja os móveis da imagem na loja Mobly.

Os metais, como ferro, aço ou alumínio, são materiais que conferem um impacto mais industrial e high tech aos ambientes, pois são em geral frios e de aparência oposta aos materiais naturais. Podem ser uma boa opção, portanto, para balancear a ambientação que tenha muitos materiais de aspecto rústico, ou então para complementar e combinar com uma decoração mais moderna.

Os materiais que imitam outros materiais, como a madeira plástica ou os papéis de parede com aspecto metálico, por exemplo, costumam apresentar os mesmos efeitos visuais dos originais, porém com sensações diferentes em termos de temperatura e toque. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo de cada caso. O importante, sempre, é analisar todas as características de cada material, tanto em termos funcionais quanto psicológicos, para fazer escolhas conscientes, que se encaixem com os efeitos desejados.

Imagem de capa: Mobly

Clique aqui para conhecer o “Curso de Decoração” da Cursos 24h, que ensina proporção, distribuição, como decorar imóveis próprios e alugados, como organizar reformas, quais são as cores e móveis mais adequados para cada cômodo e muito mais.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>