TUBOS DE ARGILA PARA RESFRIAR O AR DOS AMBIENTES

Uma nova criação promete resfriar o ar com apenas tubos de argila e água.

Ainda em desenvolvimento, a ideia é do escritório indiano de design Ant Studio, em parceria com a Deki Electronics.

Como os tubos de argila podem resfriar o ar

A ideia do equipamento feito com tubos de argila é funcionar como resfriador do ar que vem de fora dos ambientes. Então o ar quente, quando passa pelos tubos, é resfriado, deixando o ar de dentro mais fresco.

Isso é possível apenas quando os tubos estão molhados, por isso a água deve escorrer pela argila para que o sistema funcione.

Foi feito um protótipo para realizar medições, e nesses testes o ar de 50 graus que passou pelos tubos molhados chegou ao outro lado com 36 graus. Uma redução instantânea de 14 graus Celsius.

tubos de argila para resfriar o ar - 1

Aspecto de escultura

A intenção dos arquitetos foi deixar os tubos parecendo uma escultura. Eles chamam o conjunto de “colméia”, pela sua semelhança visual com uma colméia de abelha. Dessa forma ele tem função prática de resfriamento do ar e também funciona como elemento decorativo.

tubos de argila para resfriar o ar 2

Solução para países com poucos recursos

O sistema de tubos de argila para resfriar o ar foi desenvolvido para regiões com poucos recursos. Mas a ideia pode ser desenvolvida e utilizada em qualquer local, para substituir o ar-condicionado, que além de gastar muita energia tira a umidade do ar. (Veja também: “Condicionadores e Climatizadores de Ar“).

Imagens: Awebic

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *