ARQUITETOS BRASILEIROS FAMOSOS

Vários arquitetos brasileiros ficaram famosos ao longo dos anos, por vários motivos. Alguns porque conheciam pessoas também famosas, outros porque fizeram obras que se destacaram por algum motivo, seja pela inovação ou pelas formas chamativas, em alguns casos.

Alguns desses arquitetos brasileiros famosos são:

Lina Bo Bardi

A arquiteta modernista Lina Bo Bardi era na verdade italiana, pois nasceu em Roma, mas mudou-se para o Brasil em 1946 e se naturalizou como brasileira em 1951. E passou então aqui o resto de sua vida, realizando projetos que ficaram famosos, como o MASP (Museu de Arte de São Paulo), a Casa de Vidro, o Sesc Pompéia ou o Teatro Oficina. Lina Bo Bardi tinha um apelo social e político em suas obras, tendo inclusive feito parte do Partido Comunista Italiano em seu país natal. Tinha então aversão a luxos e futilidades, o que fica claro em uma de suas declarações: “Eu tenho projetado algumas casas, mas só para pessoas que eu conheço. Tenho horror em projetar casas para madames, onde entra aquela conversa insípida em torno da discussão de como vai ser a piscina, as cortinas (…) Gostaria muito de fazer casas populares.

Lúcio Costa

Lúcio Costa ficou muito conhecido pelo plano arquitetônico de Brasília, projeto que conseguiu através de concurso, tendo sido escolhido pelo governo de Juscelino Kubitschek. Ele foi o responsável pelo projeto urbanístico da cidade, com a distribuição das vias e setorização dos usos urbanos que formaram a cidade. Tinha um estilo neoclássico que posteriormente foi substituído por um apelo modernista, influenciado por Le Corbusier. E trabalhava em parceria com o arquiteto Oscar Niemeyer, que era um pouco mais novo e fez estágio em seu escritório antes do projeto de Brasília.

Oscar Niemeyer

Um dos arquitetos brasileiros que mais ficou conhecido aqui mesmo ou no exterior, onde também fez alguns projetos. Sua fama veio principalmente por seus contatos e pelas formas diferenciadas de suas obras, que eram simbólicas, monumentais e esculturais. Essas formas ficaram conhecidas popularmente e são tão diferentes graças à plasticidade do concreto armado, que Oscar Niemeyer usou amplamente em seus trabalhos. Alguns projetos muito conhecidos são as várias construções de Brasília, como o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, o Museu de Arte Moderna de Brasília, o Supremo Tribunal Federal, a Catedral de Brasília, por exemplo.

Mas Oscar Niemeyer também fez mais projetos famosos em outros locais do Brasil, como O Memorial da América Latina, em São Paulo, ou a Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte.

Paulo Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha foi outro arquiteto modernista que ficou famoso justamente pelo teor altamente moderno de suas obras, que gerava polêmica na época. Ganhou diversos prêmios, inclusive internacionais, realizando obras que dividiam a crítica especializada. Alguns exemplos são o Museu Brasileiro de Escultura, em São Paulo, ou o Cais das Artes, no Espírito Santo.

Roberto Burle Marx

Burle Marx foi um paisagista que marcou a arquitetura moderna do Brasil com seus projetos de parques e jardins. Trabalhava em associação com arquitetos brasileiros também da linha modernista, ou fazia projetos de parques e praças públicas, por exemplo. Ficou conhecido internacionalmente por esse papel de introdução do paisagismo modernista no Brasil, mas era também pintor, desenhista, designer, escultor e cantor.

Veja também alguns arquitetos famosos do século XX em todo o mundo.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *