CASA DA CASCATA

A Casa da Cascata, ou “Fallingwater House”, em inglês, foi projetada em 1934 pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, e é um dos projetos mais famosos do mundo.

casa da cascata 6

A casa fica perto de Pittsburg, nos Estados Unidos, e atualmente está aberta para visitação, como museu. Inicialmente, era casa de veraneio da família Kauffman, da loja  de departamento Kauffman’s.

A principal característica do projeto é sua localização, em cima de uma cascata natural. A forma da casa, inclusive, foi planejada para parecer uma continuação da cascata, em várias camadas desencontradas que parecem escorrer pela paisagem.
casa da cascata 2

Para que a construção pudesse ter essa forma, foi utilizado um sistema construtivo bastante inovador para a época, com grandes vãos em balanço, e o projeto estrutural foi feito em parceria com Mendel Glickman e William Wesley Peters. Após sua execução,  ao longo do tempo, alguns ajustes foram feitos para evitar rupturas.
casa da cascata 3

Frank Lloyd Wright, considerado o introdutor da arquitetura moderna no seu país, tinha o costume de integrar seus projetos à natureza, inclusive utilizando materiais locais, e na Casa da Cascata não foi diferente.
casa da cascata 4

O efeito gerado pelos desencontros dos volumes horizontais cria sensações espaciais interessantes, sem monotonia, e o projeto possui ainda características peculiares, como uma escada que desce até a água na parte de baixo da casa.
casa da cascata 5

Imagens: Fallingwater

Vídeo da Casa da Cascata

Se preferir, veja a Casa da Cascata de Frank Lloyd Wright no vídeo abaixo:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *