CASA DE ARGILA IMPRESSA EM 3D

Uma casa de argila é algo conhecido, e casas impressas em 3D também. Mas existe também a possibilidade de misturar os dois.

Construções impressas em 3D

Construções impressas em 3D usam uma tecnologia avançada e recente, em que máquinas (chamadas de “impressoras” executam o projeto que existe no computador. São então construções eficientes, sem desperdício de material. Não tem quebradeira e a máquina faz tudo com muita rapidez. (Saiba mais sobre construções impressas em 3D aqui).

Mas normalmente, ou inicialmente pelo menos, o material mais usado nessas construções é o cimento. Precisa ser um material maleável, para que a máquina vá moldando a casa, e que depois ele seque e endureça.

Casa de argila impressa em 3D

A argila é também um material maleável e que endurece depois que seca. Ela demora mais para secar do que o cimento, mas funciona também na máquina 3D. E também tem outra desvantagem em relação ao cimento, que é a limitação de altura. Não dá para construir prédios de terra. Mas para fazer casas, não tem problema.

Então o arquiteto italiano Mario Cucinella criou um protótipo de casa de argila impressa em 3D, chamada “Tecla”. A ideia é misturar a terra, já muito usada no passado para construir, misturada à alta tecnologia da impressão 3D.

Assim as casas são erguidas em menos tempo, em qualquer lugar, o que pode ajudar a produzir moradias em escala coletiva, por exemplo.

Além disso, é uma solução sustentável. E isso se deve tanto ao uso da argila quanto pelo sistema construtivo, sem desperdícios ou emissões de poluentes.

Características do projeto da casa de argila

A forma da casa de argila é muito simples, para facilitar a construção. Ela é arredondada, em forma de domo. Assim não é preciso fazer uma cobertura, facilitando e barateando ainda mais a construção.

Mas existe na parte superior de cada domo uma abertura de vidro, além da abertura de entrada. Assim ela fica com uma sensação de abertura um pouco maior. E por ser de terra, a construção fica com uma temperatura bem agradável.

(Veja vários exemplos do uso de terra nas construções aqui).

Casa casa pode ter um ou mais domos, dependendo do seu tamanho. Como se fossem módulos. Mas de qualquer jeito a ideia de construir com facilidade, sustentabilidade e eficiência sempre continua.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *