COMO DECORAR COZINHAS ESTREITAS

Cozinhas estreitas podem ficar pouco práticas e com sensação apertada se não forem bem mobiliadas e decoradas. Mas algumas soluções ajudam a aproveitar melhor o espaço e criar sensação de espaço.

Dicas para cozinhas estreitas

Veja então algumas dicas para decorar a cozinha estreita do melhor jeito possível:

Profundidade nas paredes

As paredes mais próximas da cozinha, se tiverem cores mais escuras do que os armários, criando um contraste, ficam parecendo estarem mais afastadas da visão. Essa solução dá então uma ilusão de profundidade nas paredes, fazendo assim com que ele pareça um pouco mais largo.

cozinhas estreitas - ilusão de profundidade na parede
Aproveitamento vertical

Se a cozinha for pequena, é uma boa ideia aproveitar o espaço vertical do ambiente. Ou seja, usar toda a altura da parede, ou pelo menos até onde der para alcançar, para colocar armários e acessórios.

Prateleiras abertas

Os armários fechados deixam o visual mais pesado, porque bloqueiam a visão da parede. Eles podem então fazer a cozinha estreita parecer ainda mais estreita, principalmente se estiverem em toda a parede, até o alto. Nesse caso usar prateleiras, porque são mais leves e mantêm a vista do fundo livre.

cozinhas estreitas - como decorar
Armários com porta translúcida

Outra opção para manter a sensação de espaço pela vista do fundo dos armários, mas sem deixar os objetos pegando poeira, é usar armários com porta de vidro transparente. (Veja armários com porta de vidro na loja).

Móveis pouco profundos

Os móveis da cozinha estreita precisam ser proporcionais a ela, para não dar sensação de que ela não comporta aquelas peças direito. Isso faria ela parecer menor do que realmente é. Então o ideal, nesse caso, é usar móveis pouco profundos. Isso inclusive mantém a passagem mais livre, o que é essencial para manter a praticidade e o conforto.

Iluminação sobre a bancada

Outra dica para aumentar a praticidade e ao mesmo tempo criar sensação de espaço na cozinha é usar iluminação focada sobre a bancada. Ela mantém a área de preparo de alimentos bem iluminada, e também puxa o foco para essa área específica, deixando assim o visual mais dinâmico. Isso ajuda a quebrar a sensação de corredor que a cozinha estreita pode acabar tendo se tiver só a iluminação geral no meio do ambiente.

iluminação sobre a bancada

Mais dicas da arquiteta para construir, decorar ou reformar sua casa aqui.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *