COMO INSTALAR TORNEIRA ELÉTRICA NA COZINHA

Instalar torneira elétrica na cozinha pode ser algo fácil, difícil ou até inviável, dependendo de cada caso.

Para que serve a torneira elétrica

A função da torneira elétrica é esquentar a água quando ela não chega quente da parede. Ou seja, quando não existe um aquecedor a gás, por exemplo, ou qualquer outro sistema de aquecimento já na tubulação, que faça a água já chegar quente na torneira, ao sair da parede.

Se já existir o aquecimento, é só usar uma torneira do tipo “misturador”, que não aquece a água na peça mas tem a possibilidade de abrir no modo frio ou quente. (Veja misturadores para cozinha na loja, ou então saiba mais sobre os tipos de torneiras).

Quando posso instalar torneira elétrica na cozinha?

Muitas pessoas instalam a torneira elétrica em cozinhas prontas, em pontos de tomada existentes mas que não foram feitos para isso. Embora possa dar a sorte de funcionar, essa solução é arriscada, porque a instalação elétrica pode não suportar a carga de energia gerada pela torneira.

Isso porque a torneira elétrica é basicamente como um chuveiro. Ou seja, usa bastante energia e pode ter a resistência queimada com uma certa facilidade. Então precisa de um sistema de fiação separado, só pra ela, inclusive com um disjuntor só para ela também, lá no quadro de energia da casa ou apartamento.

Se não for esse o caso, é preciso então criar essa fiação independente, ou seja, fazer uma pequena reforma. Ou pelo menos checar se por acaso a fiação existente já seja reforçada o suficiente para suportar essa carga extra. Esse seria o mínimo para garantir pelo menos que a torneira funcione e não faça todas as tomadas do circuito ficarem queimando a qualquer momento.

Passo a passo para instalar torneira elétrica

Seja na cozinha ou no banheiro, a forma de instalar a torneira elétrica é basicamente a seguinte:

  1. Desligue a energia no quadro de força, para não tomar choque.
  2. Instale a torneira no ponto de água, de acordo com as instruções de cada peça específica. Mas sempre ligue a torneira elétrica na tubulação hidráulica, rosqueando no ponto de entrada de água na parede ou bancada, e deixe a água passar por dentro antes de ligar a torneira.
  3. Conecte os fios da torneira elétrica aos fios dentro do ponto de energia na parede (Não ligue a torneira usando um plugue de tomada, que não tem o sistema de aterramento necessário)

O vídeo a seguir, do canal Leonidas Borges Elétrica, mostra direitinho esse passo a passo para instalar a torneira elétrica, com todos os detalhes:

Comprar torneira elétrica

Para ver todos os modelos de torneira elétrica na loja, clique aqui. E lembre-se de comprar uma torneira elétrica com a mesma voltagem do local, ou seja, de 110V se o ponto de energia a usar for de 110V, e de 220V se o ponto for de 220.

Ou então confira aqui todas as dicas da arquiteta para construir, reformar ou decorar sua casa.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *