ESTILO “CASA ABERTA” – UM NOVO JEITO DE CONSTRUIR

O conceito “Casa Aberta” é o nome de um tipo de construção mais aberta, como diz o nome. É uma ideia proposta pela arquiteta Fernanda DG, criadora desse site, o Dicas de Arquitetura, com o objetivo de ver nossos abrigos de uma outra forma, questionando soluções que consideramos básicas ao pensarmos na nossa casa e em como precisamos que ela seja.

Como é a Casa Aberta?

Ok, que a casa aberta é mais aberta já está mais do que óbvio. Mas aberta como, de que jeito?

planta chalé 4x7 casa aberta
Exemplo de chalé tipo “Casa Aberta”
Áreas sociais em forma de varanda

Basicamente, a casa aberta é como se fosse uma varanda, em termos gerais, mas com algumas áreas mais protegidas e reservadas.

chalé 4x7 casa aberta

A sala e a cozinha ficam em uma área que é só coberta, sem fechamentos laterais, enquanto o banheiro e a cama ficam com paredes em volta.

chalé 4x7 - cozinha
Banheiro e cama semi-abertos

Mas ainda assim o banheiro e a área da cama não ficam fechadas até o teto, permitindo a ventilação pela parte superior do ambiente, entre o final da parede e a cobertura, na parte interna da construção.

chalé 4x7 - banheiro e closet

Além disso, a área da cama não é exatamente um quarto, e sim um abrigo para a cama em si. Assim o espaço fica mais racionalizado, sem áreas perdidas e sem muitas paredes à toa. Um dos lados dessa área da cama inclusive é toda envidraçada, para manter a sensação de bem estar e integração entre os espaços quando quiser. Mas quando quiser privacidade ou evitar o excesso de luz nessa área é só fechar a cortina.

chalé 4x7 - cama

Vantagens da abertura

Os dois pontos principais que levaram ao desenvolvimento desse conceito de casa aberta são o bem estar e redução do excesso de proteção.

Bem estar

Em relação ao bem estar, os ambientes mais abertos geram muito mais ventilação e integração com o entorno, por isso ficam mais agradáveis. Elas também são mais fáceis de construir e manter, porque exigem menos material e têm menos espaços desperdiçados. Então facilitam nossa vida.

chalé 4x7 casa aberta
Proteção equilibrada

E sobre o excesso de proteção, a questão que esse tipo de construção levanta é se não acabamos mais nos prejudicando do que ajudando quando buscamos proteção a qualquer custo. E qual seria o nível de “proteção” mais adequado.

Ao tentarmos criar uma espécie de casulo ultra protegido e confortável, acabamos criando espaços tão fechados que prejudicamos o fluxo de ar e até de energia. O visual dos ambientes fica restrito a quatro paredes, então perdemos a sensação de espaço. Aí para tentarmos nos sentir melhor nesse sentido acabamos fazendo casas maiores, difíceis de manter. Ou então todas envidraçadas, que acabam virando uma estufa se pegarem muito sol, e também ficam mais difíceis de limpar. Então colocamos aparelhos para controlar a temperatura, como ar condicionado, que evita o calor mas tira a umidade do ar, o que pode gerar doenças sem percebermos. Vamos complicando nossa vida cada vez mais.

Acabamos então nos sentindo mal sem nem percebermos, justamente por tentarmos nos sentir bem. E isso porque as soluções que adotamos para isso partem de uma postura amedrontada, com foco só na busca de proteção a todo custo, esquecendo de considerar também que nossa principal fonte de proteção é nossa imunidade natural, seja física ou emocional. E essa é estimulada pelo nosso bem estar.

Então a Casa Aberta busca mudar esse foco, equilibrando um pouco melhor a nossa necessidade de conforto e proteção com essas questões também essenciais sobre como nos sentimos dentro da nossa casa e quanto ela estimula nossa saúde física e mental.

Mas e os mosquitos, o frio, a segurança?

O fato de focar no bem estar e em uma abertura maior que o propicia não faz com que questões de ordem prática no sentido de nos proteger seja ignorada completamente. Até porque faz parte do bem estar nos sentirmos tranquilos e confortáveis. Como já foi dito, a questão é achar um equilíbrio mais eficiente. Então na Casa Aberta existem soluções para essas questões muito reais e que precisam de atenção como a existência de insetos, temperaturas e até pessoas que podem invadir a casa. São só soluções um pouco diferentes do que estamos acostumados em construções mais fechadas:

Para evitar mosquitos

As áreas sociais e de lazer, como salas e cozinha, ficam abertas mesmo, como se fossem a varanda gourmet de uma casa. Nesses espaços, se a casa estiver em um local com muitos mosquitos, podemos usar repelentes no corpo ou até no ambiente mesmo. Só para afastar os insetos dessa área, mas sem neuras.

Já na hora de dormir é mais importante que os mosquitos fiquem de fora mesmo, até pelo barulho que eles fazem. Então a área da cama já fica cercada com paredes e vidro, e na parte de cima, se os repelentes não forem suficientes, pode existir uma tela para evitar que eles entrem.

chalé 4x7 casa aberta
Conforto térmico

O conforto térmico da Casa Aberta já é bem maior do que o das casas fechadas no que se refere ao calor. Isso porque os espaços recebem luz solar mas são muito ventilados, então esse calor é facilmente eliminado. Mas ainda assim existe uma preocupação no sentido de proteger quase todas as laterais, sendo parte delas com paredes mesmo, e preferencialmente paredes com material de bom desempenho térmico, como terra ou tijolo ecológico, por exemplo, e outra parte com plantas, que protegem do calor e ainda aumentam a sensação de bem estar.

Já em relação ao frio, a solução na casa aberta é fazer o mesmo que se faz em qualquer área externa que consegue ficar aconchegante, que é usar elementos como lareiras e aquecedores em torre, por exemplo. Do mesmo tipo que se usa em áreas abertas de restaurantes, por exemplo. E mais uma vez a área da cama fica mais protegida nesse sentido.

chalé 4x7 lareira
Proteção contra invasões

Pessoas má intencionadas existem, e sair pelo mundo fingindo o contrário não é coragem, é loucura. O importante é tomar medidas de proteção que não nos prejudiquem de outras formas. Essa é a ideia de equilíbrio que a Casa Aberta propõe.

Nesse caso a solução depende muito de onde a construção estiver. Mas de forma geral, a ideia é que o terreno possa ficar cercado, com as medidas de segurança que se quiser, como muros, cercas elétricas, câmeras ou o que se quiser. Mas dentro desse espaço a casa não precisaria ser toda fechada.

E também dá para trancar as portas do quarto e do banheiro, assim como as portas dos armários, se quiser, caso a casa fique em um terreno compartilhado com outras casas, por exemplo.

Vídeo do chalé em estilo aberto

Veja um tour virtual por esse projeto de chalé das imagens desse post, com projeto em estilo aberto:

Projeto e imagens: Arq. Fernanda DG

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *