DICAS PARA ESCOLHER A CABECEIRA DA CAMA

Para escolher a cabeceira da cama, o primeiro passo é entender para que ela serve.

Para que serve a cabeceira da cama

A função da cabeceira é criar um acabamento visual na região da cama, que então fica mais valorizada, e com a sensação de estar mais protegida. Além disso, ela protege a parede da cabeceira de ficar com marcas pelo contato com a cama ou com o próprio calor do corpo.

Dicas para escolher a cabeceira

Veja então algumas dicas úteis na hora de comprar, escolher ou até mesmo fazer a sua própria cabeceira de cama:

Largura da cabeceira

A cabeceira pode ter a largura da cama ou então ser mais larga, para ficar atrás das mesas de cabeceira. Quando ela tem só a largura da cama, a sensação que dá é a de ser só um móvel solto, como se a cabeceira fosse parte da cama. Então ela serve, nesse caso, apenas para dar um arremate na peça.

cabeceira da cama

Já quando ela é mais larga, envolvendo não só a cama mas também as mesas de cabeceira ou qualquer outro móvel ao seu lado, a sensação é mais aconchegante e o quarto fica parecendo mais largo. Além disso, a cabeceira mais larga, por integrar vários móveis, deixa também o quarto com visual mais organizado.

cabeceira larga

Altura da cabeceira

Cabeceiras mais baixas são mais leves e discretas, enquanto cabeceiras altas são mais imponentes e chamativas. O ideal então é usar os modelos mais altos quando o pé direito é alto ou o quarto é grande, para não ficar desproporcional.

cabeceira alta

Material da cabeceira

Dependendo do seu material, a cabeceira pode ter diferentes efeitos. A cabeceira estofada ou de tecido, por exemplo, fica mais aconchegante, deixa o quarto mais confortável. Mas em compensação absorve mais sujeira, então não é ideal para pessoas alérgicas, por exemplo.

Já a de madeira pode ter um visual bem clean ou então mais rústico, dependendo do seu acabamento.

Cabeceiras com baú

Outra opção é usar uma cabeceira que também funciona como baú. Nesse caso a peça tem função de armazenamento também, aproveitando melhor o espaço. Mas para isso é preciso que ela caiba atrás da cama, deixando pelo menos 60 ou 70m livres no pé da cama mesmo assim.

cabeceira baú

Alternativas à cabeceira comum

Todas essas dicas se referem à escolha de uma cabeceira pronta, ou seja, uma peça com essa finalidade. Mas dá também para delimitar e realçar a área da cama de outras formas, como colocar um revestimento diferente em uma faixa na parede, por exemplo, ou só usar quadros ou adesivos. Essas opções podem inclusive ser mais baratas do que a opção convencional. Veja então como fazer cabeceiras de cama gastando pouco.

cabeceira de adesivo

Ideias para a cabeceira

Veja também algumas ideias para a cabeceira da cama, que pode ficar bem diferente e criar diferentes efeitos e estilos dependendo do que se coloca na parede além da peça de cabeceira em si.

Ou então veja todas as dicas da arquiteta para construir, reformar ou decorar sua casa.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *