DICAS PARA ESCOLHER A MESA DE CENTRO

A mesa de centro é um móvel importante para deixar a sala mais funcional. Saiba quando é possível utilizá-la e qual o modelo ideal para cada situação.

Quando usar uma mesa de centro

A utilidade da mesa de centro é deixar a sala mais confortável, permitindo que se coloque copos, revistas, controles e outros objetos. Mas para ser utilizada ela precisa caber bem no ambiente. Caso contrário a mesa se torna um obstáculo à circulação, e faz a sala parecer muito cheia. A distância mínima que deve sobrar em cada lado da mesa de centro é de 60 cm. Se não for possível deixar pelo menos esse espaço, melhor deixar sem a mesa mesmo.

mesa centroMesa com tampo de vidro – Clique para ver na loja.

Como escolher a mesa de centro

Se existir espaço suficiente para colocar a mesa de centro na sala, é hora de escolher o modelo ideal. Para isso, é importante checar os seguintes pontos:

  • A mesa de centro precisa de dupla função?

O primeiro ponto a ser pensado na hora de escolher a mesa de centro é o seu tipo, no sentido de ser uma mesa comum ou com dupla função. A segunda função pode ser guardar objetos, por exemplo, ou então embutir pufes de apoio para o sofá.

mesa com gavetaMesa de centro com gaveta e tampo de vidro – Clique para ver na loja.

Isso é definido pela quantidade de móveis na sala, que pode ou não ser suficiente para as necessidades existentes. Se for preciso aumentar a área de armazenagem, a mesa de centro precisa ter prateleiras ou gavetas. E se for necessário ter mais assentos na sala em caso de visitas, ou para apoiar os pés, a mesa precisa ser do tipo que guarda pufes sob o tampo.

mesa com prateleiraMesa de centro com prateleira – Clique para ver na loja.

Algumas mesas de centro têm até bancadas embutidas, que se levantam quando puxadas, Assim elas funcionam como mesa de trabalho quando necessário, sem ter que levantar do sofá.

Caso não exista nenhuma necessidade específica e o ambiente tiver espaço de sobra, podem ser usados modelos que tenham apenas o tampo e os pés, com função apenas de apoiar objetos.

mesa com pufesMesa com pufes – Clique para ver na loja.

  • Qual deve ser o material da mesa?

O material da mesa de centro, assim como todos os materiais do ambiente, devem ter sentido no conjunto. Seja qual for a cor utilizada na mesa, é importante que essa mesma cor apareça em outros objetos, para que ela não fique desconectada.

Mesa de centro espelhadaMesa de centro espelhada – Clique para ver na loja.

E alguns materiais específicos interferem no efeito causado pelo móvel. Mesas de centro com vidro, por exemplo, costumam ter visual mais leve. Mesas com revestimento espelhado ficam com visual elegante. E o acabamento madeirado têm efeito acolhedor e aconchegante. (Ver também: “Sensações Causadas Pelos Materiais na Decoração“).

  • Qual a forma ideal da mesa de centro?

A forma da mesa de centro interfere também no efeito criado na decoração. Formas arredondadas transmitem mais irreverência e jovialidade, e formas retas passam maior sensação de sobriedade.

mesa de centro redonda retrô brancaMesa redonda retrô branca – Clique para ver na loja.

Mesas vazadas na parte de baixo têm visual mais leve, enquanto mesas fechadas nas laterais são mais robustas e imponentes.

mesas de centro branca e madeiraClique para ver na loja.

Mas também é importante pensar em questões práticas na hora de escolher a forma das mesas de centro. Se a casa tiver crianças, por exemplo, é interessante escolher modelos de mesa sem pontas. Ou se a intenção for facilitar a limpeza, funcionam melhor os modelos que tenham bastante espaço da bancada até o chão, sem deixar pequenos vãos acumulando poeira.

Clique aqui para ver mais mesas de centro na loja.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *