DICAS PARA ESCOLHER O BALCÃO DO BANHEIRO

O balcão do banheiro – conjunto de bancada e armário – pode ser de várias formas. Aberto, fechado, novo, usado, pronto, sob medida. Veja então as vantagens e desvantagens de cada solução, para saber escolher.

Móvel antigo como balcão do banheiro

A primeira questão a considerar é o básico – Já existe uma peça para usar como balcão do banheiro ou não? Essa peça pode ser um móvel antigo, até com outra função. Por exemplo, uma máquina de costurar ou aparador que estejam sem uso.

Mas essa solução costuma funcionar melhor em lavabos, que costumam ter menos uso do que outros banheiros. Caso contrário, o móvel precisa ser muito tratado antes de servir como pia, pois provavelmente não é resistente à água.

Balcão pronto ou sob medida

O conjunto de bancada e gabinete do banheiro pode ser pronto ou então feito sob medida. Comprar o conjunto pronto é mais barato do que mandar fazer. Por isso pode ser a melhor opção caso a peça pronta se encaixe perfeitamente no local. Mas ainda assim é preciso ter alguém para montar o móvel.

Já em situações em que a peça precise ter uma forma ou tamanho muito específico, ou então maior resistência, vale o investimento em uma bancada e um armário sob medida. (Ver também: “Quando usar móveis prontos ou sob medida“).

Gabinete aberto ou fechado

A diferença entre ter uma prateleira ou nicho embaixo da bancada, versus um armário fechado, é visual e financeira. O armário com porta é um pouco mais caro, mas também deixa o visual mais organizado.

Mas então, em situações em que não seja preciso guardar muitos objetos, não tem problema deixá-los expostos. Principalmente se forem objetos de visual agradável, como pequenas caixas ou toalhas, por exemplo. Mas se for para guardar muita bagunça, melhor usar portas mesmo.

Gabinete fixo ou solto

Outra alternativa possível em relação ao gabinete do banheiro é deixá-lo solto ao invés de parafusado. Nesse caso ele pode ter rodinhas, por exemplo. A vantagem disso é na hora da montagem, que fica bem mais fácil, sem nem precisar chamar marceneiros, por exemplo.

Fora isso, tem uma questão estética, já que o armário solto tende a deixar o visual mais leve e descolado, e também a questão funcional, já que o armário fixo deixa o chão e os cantos mais fáceis de limpar.

Armário para pia com coluna

Existe também uma situação específica que pede uma solução também específica. É quando existe uma pia no banheiro, e é uma pia com coluna. Nesse caso é possível tirar a peça toda, e fazer um novo balcão, mas também é possível mantê-la.

E se isso for feito, basta usar um gabinete especial para esses casos, com um recorte na parte de trás. Eles são fáceis de achar pela internet, e deixam a pia parecendo uma cuba de apoio.

Veja aqui várias opções de balcão para o banheiro.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *