DICAS PARA QUARTOS INFANTIS OU BRINQUEDOTECAS

Quartos infantis e brinquedotecas têm algumas características que precisam ser levadas em consideração na hora de planejar o mobiliário e a decoração, para evitar problemas futuros e também para deixar o ambiente mais agradável e funcional.

– Deixar os brinquedos à mão

A facilidade de acesso aos brinquedos é essencial na brinquedoteca ou no quarto infantil, pois se eles estiverem em locais muito altos, por exemplo, a criança pode se machucar ao tentar alcançá-los. E também é mais prático que os armários de brinquedos fiquem sem portas, não só para facilitar a retirada dos objetos mas também para evitar que as portas fiquem muito sujas e manchadas ou se quebrem facilmente, já que seriam usadas com muita frequência e não necessariamente com o cuidado adequado.

estante infantilEstante Quebra-Cabeça – Clique para ver na loja.

Para que a decoração do quarto não fique muito poluída, podem ser usadas estantes abertas para guardar os brinquedos e armários fechados para guardar apenas as roupas e outros objetos de menor uso, transformando essa estante em ponto de destaque da ambientação, com muitas cores e formas chamativas, enquanto os armários fechados ficam mais neutros. As estantes são sempre uma boa opção para quartos infantis pois não têm pontas, ao contrário das prateleiras soltas.

– Facilidade de arrumação

É muito fácil estimular uma criança a brincar, se é que é preciso estímulo nesse sentido, mas quando chega a hora de arrumar os brinquedos não é tão simples assim. E se guardar os objetos for uma tarefa complicada, esse hábito será mais improvável ainda, e o quarto acabará ficando sempre bagunçado. Por isso é bem interessante usar caixas, cestos e baús onde alguns brinquedos possam ser simplesmente jogados sem muito critério ou preocupação. Os baús ainda servem como assentos ou mesinhas, e as caixas podem ficar soltas ou encaixadas nos móveis.

baú infantilBaú infantil – Clique para ver na loja.

– Móveis específicos para crianças

É sempre melhor procurar móveis soltos para quartos infantis ou brinquedotecas em lojas especializadas em móveis e acessórios infantis, pois esses produtos têm características de qualidade e de acabamento que garantem a segurança e o conforto das crianças. Alguns exemplos são os cantos arredondados, a pintura mais resistente e as tampas de baús com vãos que impedem que os dedos fiquem presos. Tudo isso além do fator diversão, claro.

tenda de indioTenda de índio – Clique para ver na loja.

Uma loja com muitas opções interessantes é a World Toys, que tem todos esse móveis que aparecem aqui, além de muitos brinquedos diferenciados e vários acessórios para a decoração. Dá para criar uma brinquedoteca incrível, onde até os adultos ficam com uma certa vontade de brincar.

– Piso emborrachado

O piso de EVA é muito usado em quartos infantis e não é sem motivo. Para que as crianças possam brincar à vontade no chão, é importante que ele tenha uma temperatura amena, que não seja muito gelada. Além disso, é interessante que ele seja macio e sem rejuntes, trincas ou texturas ásperas que possam machucar ou incomodar a criançada.

piso evaPiso emborrachado (EVA) – Clique para ver na loja.

O piso de EVA resolve essas questões, e ainda pode ser retirado e montado em outros locais se necessário, além de lavado. E por serem muito usado em ambientes infantis, eles podem vir com estampas e cores que deixam a decoração mais divertida e podem ser usadas como parte da brincadeira.

Imagens: World Toys

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *