DICAS PARA TRANSFORMAR O BANHEIRO EM LAVABO


Às vezes o banheiro com box precisa ser transformado em lavabo. Isso pode acontecer quando o chuveiro nunca é usado, e o banheiro fica apenas para as visitas, por exemplo.

Dicas para transformar o banheiro em lavabo

A transformação do banheiro em lavabo precisa ser feita de um jeito que deixe o ambiente proporcional e agradável mesmo com uma grande parte dele sendo retirada. Veja algumas dicas:

  • Mantenha as peças nos locais existentes

como transformar o banheiro em lavabo

Ao retirar o chuveiro do banheiro, a área do box fica vazia, deixando o lavabo comprido. Em lavabos compridos, pode ser feita uma bancada também comprida, proporcional ao tamanho do ambiente. Mas se o banheiro já existir, os pontos da cuba e do vaso provavelmente teriam que ser trocados para fazer isso. Nesse caso, é mais prático manter as peças onde estão, e preencher o espaço onde ficava o box com algum outro elemento. Assim fica tudo proporcional e aproveitado sem ter que mexer na tubulação existente.

  • Deixe o fundo do lavabo destacado

como transformar o banheiro em lavabo

Para deixar o lavabo todo integrado, além de preencher o espaço do fundo, a parede pode ser destacada, de preferência com o mesmo revestimento do piso. Assim ao entrar no ambiente o foco é imediatamente direcionado para o fundo, valorizando essa parte e evitando a sensação de área perdida. O fundo do novo lavabo pode ter vasos de plantas, um banco ou até uma estante, por exemplo. E a iluminação direcionada para essa área ajuda a deixá-la ainda mais destacada e valorizada.

  • Integre a parede maior

como transformar o banheiro em lavabo

Ainda pensando em integrar o fundo do lavabo ao restante do ambiente, existe mais outro truque que pode ser usado, através da parede maior. A ideia é deixar essa parede sem muitas divisões, para deixar claro que o banheiro ocupa todo o espaço, e não apenas a área da pia ou da pia e do vaso. Isso pode ser feito com o uso do mesmo revestimento em toda a parede, além de detalhes como o frontão da pia indo de uma ponta até a outra. Os espelhos também são uma boa forma de deixa a parede menos dividida, usando uma única peça em toda a parede ou então várias peças, mas também ocupando toda a largura do ambiente.

  • Use iluminação focada

como transformar o banheiro em lavabo

Banheiros precisam de iluminação mais forte do que lavabos. Ele é uma área de cuidados pessoais, e a imagem no espelho precisa ficar bem nítida. Mas o lavabo pode ser mais aconchegante, com iluminação mais suave e com pontos de iluminação separados, focados em diferentes pontos do lavabo ao invés de uma única luminária no centro. Assim o fundo iluminado se equilibra com a área da pia também iluminada, mostrando que todas as suas partes são importantes.

Peças utilizadas nesse projeto

Clique no item desejado para vê-lo na loja:

Os revestimentos usados no projeto são: Porcelanato madeirado para piso, parede do fundo e bancada, e cimento nas paredes restantes. As dimensões do ambiente são 1,30m x 2,60m.

Colabore com o site

O site Dicas de Arquitetura fornece dicas e ideias personalizadas para a sua casa sem cobrar valores específicos, levando assim a arquitetura a todos. Para que ele continue funcionando dessa forma, toda contribuição é muito bem-vinda. Clique aqui para colaborar com qualquer quantia. Obrigada!

Projeto e imagens: Arq. Fernanda DG
Veja mais projetos de banheiros ou saiba como pedir sua ideia personalizada.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *