DISPOSITIVOS PARA ECONOMIA DE ÁGUA EM CASA

Mesmo depois de pronta, alguns dispositivos podem ser usados para gerar economia de água em casa.

Sempre vale também evitar o desperdício por não deixar as torneiras e chuveiros abertos à toa, por exemplo. Mas os dispositivos de vários tipos também ajudam bastante, dependendo de cada situação.

Equipamentos para economia de água

Confira então uma lista de objetos feitos especialmente para reduzir o consumo de água em banheiros, cozinhas e na casa em geral:

Redutores de vazão de água para torneiras

Alguns aparelhos quando instalados na ponta da torneira fazem com que ela libere menos água. Com eles a água sai em menor quantidade, em filetes ao invés de blocos cheios. Isso gera economia de água, mas também pode dificultar seu uso, principalmente em pias de cozinha, caso a água que saia fique em muito pouca quantidade. Por isso essa solução deve ser usada apenas em torneiras que tenham originalmente grande volume de água. Veja redutores de vazão na loja.

Clique para ver na loja.

Redutores da pressão da água

O redutor de pressão funciona de forma parecida com o redutor de vazão. A diferença é que a água sai da mesma forma, mas com menos força. Existem redutores de pressão não só para torneiras, mas também para chuveiros. Mas pelo mesmo motivo de não deixar a água fraca demais, esse sistema deve ser usado apenas em locais com a pressão de água originalmente muito forte.

Clique para ver na loja.

Bloqueador de ar

Às vezes o ar passa pela tubulação de água e é contabilizado no medidor como se fosse água. Nessas situações a conta fica alta mesmo sem o consumo exagerado de água. O bloqueador de ar serve então para resolver esse problema, pois ao ser instalado no cano ao lado do medidor, ele bloqueia a passagem do ar. Assim o que é registrado passa a ser apenas a água mesmo. Veja bloqueadores de ar na loja.

Botão duplo para descarga

Outra opção para ter economia de água é trocar o botão de descarga dos vasos com caixa acoplada. Esse botão costuma ser único, mas ao substituí-lo pelo modelo com 2 botões é possível diferenciar o volume de água necessário em cada descarga. Para resíduos sólidos é usado o botão que libera mais água, e para líquidos pode ser usada uma quantidade menor de água, através do outro botão. Assim não é preciso gastar tanta água todas as vezes. Veja botões duplos para descarga na loja.

Clique para ver na loja.

Para substituir o botão é muito simples, não é preciso trocar o vaso inteiro. Também não envolve quebradeira de paredes e nem mesmo do próprio vaso. Basta desmontar o botão antigo e instalar o novo, no mesmo espaço.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *