JARDINS EM BLOCOS DE CONCRETO

Usar blocos de concreto para fazer jardins é uma solução eficiente e até divertida, porque concilia economia, resistência e versatilidade.

A economia acontece principalmente quando os blocos já existem no local, o que acontece com frequência por sobrarem da construção da casa, por exemplo. Mas mesmo se tiverem que ser adquiridos só para essa finalidade, ainda assim pode valer a pena, pois são mais baratos do que alguns tipos de vasos ou estruturas de jardins verticais.

jardim com blocos de concreto 3 - pam penickImagem: Pam Penick

A resistência vem da durabilidade e da robustez do concreto, que tem apenas o inconveniente de ser um material pesado e por isso difícil de mover de um local para outro. Essa mesma característica é também uma vantagem, por outro lado, por garantirem a estabilidade do jardim, especialmente em áreas externas com muito vento ou para o caso de se esbarrar nos blocos.

jardim com blocos de concreto 1 - diycontemporaryImagem: Diy Contemporary

E a versatilidade é fruto da infinidade de formas que se pode criar com os blocos, que podem inclusive ser remanejados se necessário. Uma das aplicações mais comuns é a dos blocos de concreto compondo jardins verticais, com algumas peças colocadas em perpendicular às outras de maneira mais ou menos desordenada, criando sensação de movimento. Isso pode ser feito inclusive ao se erguer muros com os blocos, deixando os “vasos” embutidos na estrutura.

Outras possibilidades incluem a criação de móveis ou enfeites que possam abrigar as plantas, muretas com jardins no topo ou até mesmo usar um único bloco como vaso, tendo apenas a criatividade como limite.

jardim com blocos de concreto 2 - camille stylesImagem: Camille Styles

Os blocos são bastante usados para fazer jardins na parte externa da casa, pois são resistentes ao tempo, mas também podem ser colocados do lado de dentro, criando um efeito rústico. E podem abrigar qualquer planta que se adapte ao clima local e ao tamanho dos blocos, inclusive uma pequena horta.

Imagem de capa: Foto de Julie Maigret

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *