O QUE É ARQUITETURA BRUTALISTA

A arquitetura brutalista é um estilo arquitetônico que emergiu no final da década de 1950 e alcançou seu auge de popularidade nas décadas de 1960 e 1970.

Seu aspecto principal é o uso predominante do concreto armado, frequentemente deixado aparente. Isso cria então edifícios com visual robusto e imponente. O termo “brutalismo”, inclusive, deriva da palavra francesa “béton brut”, que significa concreto bruto.

edifício brutalista

Características da arquitetura brutalista

No geral, as características presentes em construções ou decorações com estilo brutalista são as seguintes:

  • Uso proeminente de concreto: O concreto é o material principal, muitas vezes usado de maneira expressiva, sem acabamento refinado, deixando às vezes as marcas dos moldes visíveis.
  • Formas geométricas simples: Os edifícios brutalistas tendem a apresentar formas simples e geométricas, com linhas retas e ângulos definidos.
  • Escala monumental: Muitas vezes, os edifícios brutalistas são grandes e imponentes, criando uma sensação de grandiosidade e presença.
  • Ênfase na funcionalidade: O estilo brutalista frequentemente reflete uma abordagem funcionalista, com ênfase na eficiência e na utilização dos espaços.
  • Texturas e padrões: Além do concreto, os edifícios brutalistas podem apresentar texturas e padrões interessantes, criados por formas de concreto ou outros materiais utilizados junto com ele, como tijolos por exemplo.

Essas características podem estar em construções ou então no estilo de decoração dos ambientes.

arquitetura brutalista - decoração

Críticas positivas e negativas

A arquitetura brutalista é criticada por sua estética austera e às vezes de visual monótono. Mas também atrai muitos admiradores por sua honestidade estrutural, seu caráter monumental e sua capacidade de criar espaços dramáticos.

Dependendo da criatividade, é possível compensar a frieza do uso do concreto e linhas minimalistas com elementos aconchegantes, como iluminação suave e indireta, por exemplo, ou muitas plantas. Assim a arquitetura ou decoração brutalista mantém seus aspectos característicos, mas de um jeito mais acolhedor e confortável, menos seco.

brutalismo com plantas

Exemplos de construções brutalistas

Alguns dos exemplos mais famosos de arquitetura brutalista incluem o Centro Pompidou em Paris, o Barbican Centre em Londres e o Edifício da Biblioteca da Universidade de São Paulo (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin) no Brasil.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *