O QUE É PRECISO PARA INSTALAR UM AR CONDICIONADO DE PAREDE

Um ar condicionado de parede ou split é aquele que fica preso na parede. É o tipo mais usado em casas e apartamentos atualmente, por ser silencioso e relativamente discreto e não afetar a fachada do prédio. (Ver também: “Tipos de Ar Condicionado“).

Mas embora ele fique discreto depois de instalado, a instalação em si não é tão simples. É preciso prever diversos elementos que precisam também ser instalados, além da máquina que fica na parede (chamada “evaporadora”.

ar condicionado split

O ideal é prever a instalação do ar condicionado split antes da construção, para já passar os fios e o dreno dentro das paredes. É o que se chama de “preparo para o ar condicionado”. Assim, na hora de instalar, basta colocar as duas peças externas, que são a evaporadora e a condensadora. Caso contrário, é também possível, mas os gastos e a dor de cabeça serão maiores.

Veja então quais são os itens necessários, para não ter surpresas depois de comprar o aparelho e contratar a instalação:

Material da parede onde ficará o aparelho

Para começar, é preciso que a parede onde o aparelho de ar condicionado será instalado consiga sustentar seu peso. Por isso não pode ser uma parede de gesso, por exemplo, a não ser que seja feita uma estrutura metálica dentro da parede, especialmente para prender a evaporadora.

A condensadora do ar condicionado de parede

Além do aparelho que fica dentro do ambiente a ser resfriado, existe também a condensadora. E como a condensadora precisa de ventilação, é preciso então que o espaço para ela seja externo, ou pelo menos aberto para o exterior. Por isso em apartamentos ela costuma ficar na varanda. (Veja também: “Ideias para esconder a condensadora“).

condensador ar condicionado split

Fios do ar condicionado de parede

Para completar, existem ainda os fios que ligam a parte que fica presa na parede à condensadora na parte externa. São os fios de eletricidade e de gás, que fica dentro de um cano de proteção, com espuma, por isso não é um simples fiozinho que possa ser escondido com facilidade. Ele requer um rasgo na parede de cerca de 10cm de altura, pelo menos. E mesmo se houver a disponibilidade de fazer essa quebra nas paredes, ela não pode ser feita em pilares e vigas. Portanto, se existir uma dessas peças estruturais entre a evaporadora e a condensadora, os fios precisam passar por fora da parede, e serem escondidos de alguma outra forma, como um móvel por exemplo.

Um lugar para escoar a água

Junto com os fios que passam dentro da parede, é preciso colocar também o duto de drenagem, conhecido como “dreno”. Ele é basicamente um cano que escoa a água produzida pelo aparelho de ar condicionado. Ou seja, mais um rasgo a ser feito na parede, ou então todos os fios precisam acompanhar o caminho do dreno na parede, que precisa ser levemente inclinado para que a água possa escorrer. Não pode ser um caminho horizontal e muito menos para cima.

instalar ar condicionado split

E como se tudo isso fosse pouco, é preciso ainda que exista um ponto para deixar essa água sair, ou seja, a ponta do dreno precisa ficar em algum lugar onde a água possa pingar de vez em quando. Mais uma vez, no caso de apartamentos, a solução acaba sendo a varanda. Se o apartamento não tiver varanda, por exemplo, pode ser que a instalação do dreno nem seja possível. Nesses casos sobra a opção de usar um ar condicionado portátil, ou uma climatizadora.

Veja aqui condicionadores de ar de parede (split) na loja.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *