O QUE SÃO E COMO USAR CORES PASTÉIS NA DECORAÇÃO

Ao ouvir falar de cores pastéis, ou então tons pastéis, o que lhe vem na cabeça? Se você pensa em cores suaves, então pensou certo.

O que são cores pastéis

As cores pastéis podem ser basicamente qualquer uma, contanto que sejam em tom fraco, ou seja, não muito intenso ou chamativo. Seria então o oposto das cores “berrantes”, por exemplo.

Esse efeito acontece quando se acrescenta bastante branco a qualquer cor. Então, se for preciso deixar uma tinta de cor for mais clara e suave, transformando em um tom pastel, basta misturar com tinta branca. E é por isso também que as cores pastéis às vezes são chamadas também de “off white”, quando são tão claras que ficam quase brancas.

Efeito das cores pastéis

Usar tons pastéis tem um efeito um pouco diferente do que usar um simples branco, por exemplo. Elas criam menos impacto, ou seja, elas suavizam a junção entre as cores. Por isso não são só claras e discretas, mas sim bem calmantes mesmo.

sala cores pasteis

Como usar cores pastéis na decoração

Tons pastéis são muito comuns em quartos de bebê, em qualquer cor, inclusive cores neutras. Isso porque a decoração desses ambientes tende a ter visual leve e suave, para acalmar o bebê.

Mas as cores pastéis podem também funcionar na decoração de outros espaços, como salas, banheiros, quartos, enfim, qualquer ambiente. Elas dão um toque de paz, leveza e delicadeza aos ambientes. Mas para que fiquem realmente legais, é bom tomar alguns cuidados.

Veja então algumas dicas para usar cores pastéis na decoração:

Escolhendo as cores pastéis ideais

Já que qualquer cor pode virar uma cor pastel, fica então uma infinidade de opções para escolher. Podem inclusive ser neutras, como cinza ou creme, por exemplo. E também podem ser cores secas, ou seja, que têm apenas uma pitada de cinza. Para serem tons pastéis, basta que sejam claros e suaves. O importante, então, na hora de escolher, é saber o efeito de cada uma dessas opções, para usar a cor que se encaixe com a intenção naquele caso. Veja então o efeito de cada tipo de cor pastel:

  • Cores “vivas” em tom pastel
cores pasteis

Cores como azul, verde, laranja, amarelo, rosa, ou seja, cores que não são neutras, têm um efeito delicado e ao mesmo tempo alegre. Na versão em tom pastel, ou seja, mais claras, elas mantêm esse efeito, porém de forma mais delicada. Por isso são bastante usadas em quartos infantis, onde muitas vezes o que se quer é exatamente essa mistura. Mas elas ficam bem também em outros ambientes, principalmente se a decoração tiver também com cores neutras ou secas, para equilibrar, ou então se forem apenas alguns toques.

cores pasteis na decoração
  • Cores secas em tom pastel
cores pasteis secas

As cores secas são as que têm um toque de cinza em sua composição (Ver também: “Tipos de Cores“). Por isso elas são menos chamativas e mais sóbrias. Os tons pastéis de cores secas, então, são as cores secas mais claras, que são igualmente suaves, por serem claras, mas com esse efeito um pouco mais sóbrio do cinza.

sala tons pasteis
  • Tons pastéis neutros

Os tons pastéis de cores neutras, como cinza ou bege por exemplo, também são um pouco mais sóbrios. A diferença é que eles são ainda mais discretos.

quarto cores neutras

Para quebrar a monotonia

Se a decoração tiver só tons pastéis, pode ser que ela fique um pouco monótona, sem graça. Em alguns casos, pode até ser essa a intenção mesmo, de só criar um pano de fundo sem muito impacto. Mas se a ideia for criar um efeito um pouco mais dinâmico e equilibrado, o ideal é criar contraste. Ou seja, usar as cores pastéis misturadas com outras que contrastem com elas.

E isso pode ser feito com cores escuras ou cores chamativas, mesmo que sejam cores neutras, como preto ou cinza escuro, por exemplo. Pequenas peças mais chamativas já quebram a monotonia, mesmo que seja em pequena quantidade. Só alguns pontos de destaque, nesse caso, que podem até ser toques de madeira, plantas, enfeites, enfim, qualquer item da decoração.

sala cores pasteis

Dosagem das cores pastéis no ambiente

A quantidade ideal de cores pastéis e de toques em outras cores que gerem contraste depende, mais uma vez, do efeito que se quer criar. Se a intenção for valorizar as cores pastéis em si, reforçando o seu efeito delicado e suave, elas devem ficar em quantidade bem maior do que os toques em tons mais marcantes.

Já se o objetivo for destacar as cores mais fortes, criando mais impacto visual, as cores pastéis podem estar presentes em quantidade parecida com as cores mais intensas. Assim uma serve de pano de fundo para a outra.

E se as cores pastéis estiverem no ambiente em quantidade pequena, ou seja, menor do que as cores mais fortes, o que acontece é que elas quase somem. Isso acontece porque elas não chamam muita atenção, naturalmente. Então isso normalmente faz sentido se elas estiverem ali só como complemento mesmo, misturadas em composições como conjuntos de almofadas, por exemplo. O que não adianta é pintar uma parede com cor pastel e deixar todo o resto da decoração mais viva, e achar que essa parede vai ficar destacada, por exemplo.

cores pastéis na decoração

Equilíbrio entre as cores

As cores pastéis devem estar espalhadas pelo ambiente. Ou seja, não fica legal se um canto do ambiente tiver tons pastéis e o restante não tiver nada nesse sentido, só cores mais vibrantes. Isso porque elas têm efeito bem leve, então essa má distribuição dá uma sensação de que o ambiente está torto, basicamente. Como se estivesse caindo mais para um lado do que para o outro. O equilíbrio, então, é importante para deixar o ambiente com sensação mais agradável.

E não significa que as cores pastéis precisam estar espalhadas uniformemente, ou seja, na mesma quantidade por todo ambiente. Basta que elas estejam em todas as partes do espaço, em qualquer quantidade.

Ajude o site

Veja também:

3 comentários em “O QUE SÃO E COMO USAR CORES PASTÉIS NA DECORAÇÃO”

  1. São mesmo tons bem leves. Em quarto de criança me faz lembrar marshmallow ou sereia, e talvez venha daí a inspiração. Você diz ali que as cores vivas tbm ficam bem em outros ambientes. Há referência? Pergunto porque não consigo mesmo visualizar essas cores sem ser em quarto de criança. Obrigado.

    1. Olá, Marco! É verdade, as cores vivas são bem mais comuns em quartos de crianças mesmo, e para usá-las em outros ambientes é importante ter alguns cuidados, como usar uma base mais neutra ou suave, por exemplo, e as cores vivas como um toque. Para visualizar ambientes com cores vivas você pode ver alguns posts aqui do site, como o “Cozinhas com Armários Coloridos“, ou o post “20 Ideias de Cores para Banheiros“, que tem algumas opções bem coloridas no final, e também alguns projetos aqui do site, como esse ou esse quarto, ou essa sala com paredes azuis marinho e toques de caramelo/laranja. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *