EFEITO DAS CORES CLARAS OU ESCURAS NO AMBIENTE

Existem muitos artigos na internet sobre o efeito das cores claras ou escuras no ambiente, na decoração. Mas a imensa maioria deles diz que cores claras criam sensação de amplitude, e isso não é exatamente verdade.

Cores claras geram luminosidade, não amplitude

A realidade é que cores claras dão sensação de luminosidade à decoração. Ou seja, ambientes sem muita luz natural precisam de cores mais claras caso a intenção seja diminuir a sensação de espaço fechado. E isso normalmente traz uma sensação agradável, de bem estar. Mas daí a associar imediatamente a sensação de bem estar com a sensação de espaço, é criar uma relação que na verdade não existe.

banheiro cores claras

Na verdade, a única relação real entre o bem estar e a sensação de espaço é que o espaço maior também pode gerar bem estar. Mas não o contrário, ou seja, não é a sensação de bem estar que gera efeito de espaço.

Cores claras e escuras x suaves ou fortes

Outro engano comum que leva à informação equivocada de que cores claras ampliam ambientes é misturar a ideia de cores escuras com cores intensas, ou de cores claras com cores suaves.

Isso porque cores muito vibrantes, como um vermelho forte, por exemplo, chamam muita atenção. E por isso, se estiverem em uma parede ou no teto, por exemplo, o ambiente vai realmente parecer menor, mais curto nesse local. Mas não por ser uma cor escura, e sim por ser uma cor intensa. Uma cor escura pode inclusive ter o efeito oposto, se não for intensa. Como um cinza grafite, por exemplo, que é escuro mas neutro e discreto, então não chama muita atenção.

tipos de cores

Então é essencial diferenciar se as cores “claras ou escuras” de que estamos falando são suaves ou chamativas, ao invés de colocar tudo no mesmo pacote.

Como criar efeitos com as cores

É por isso então que o efeito real das cores claras ou escuras no ambiente acabam sendo o oposto do que costuma ser dito. Ou pelo menos algo menos simplista. Vou então tentar explicar melhor esses efeitos:

Para alongar ou encurtar um ambiente

A verdadeira forma de “afastar uma parede“, criando a sensação de que ela está mais longe, é usar cores escuras e discretas.

Já para “aproximar a parede“, ou seja, fazer parecer que ela está mais perto, é só usar cores intensas e vibrantes (independente de serem claras ou escuras).

Mas sempre em contraste com cores claras e suaves, como branco por exemplo. É para isso que elas servem nesses truques de efeitos com cores, para criar o contraste, uma espécie de ponto de referência. Senão nada pareceria estar mais perto nem mais longe do que nada, porque não teria com o que comparar.

Com isso em mente, os truques para alongar ou estreitar um ambiente ficam da seguinte forma:

  • Para fazer ambientes estreitos parecerem mais largos, podem ser usadas cores escuras e neutras nas paredes maiores, ou então cores vibrantes nas paredes menores.
cores claras ou escuras - efeitos
  • Para fazer ambientes parecerem mais compridos, é só fazer o contrário, ou seja, usar cores escuras e neutras nas paredes menores, no piso e no teto, ou então cores vibrantes nas paredes maiores.
Como fazer o ambiente parecer mais alto ou mais baixo

A lógica para fazer um ambiente parecer mais alto ou mais baixo é a mesma que se usa com as paredes. Então, o que “afasta o teto“, ou seja, faz com que ele pareça mais alto, são cores escuras e neutras.

Enquanto o que “aproxima o teto“, ou seja, faz com que ele pareça mais perto, são as cores intensas e vibrantes (independente de serem claras ou escuras).

E sempre em contraste com as cores claras, para gerar esses efeitos. Então fica da seguinte forma:

  • Para fazer o ambiente parecer mais alto, usar cores escuras e neutras no teto, ou então cores vibrantes nas paredes.
cores claras ou escuras - efeitos
  • Para fazer o ambiente parecer mais baixo, usar cores escuras e neutras nas paredes, ou então cores vibrantes no teto.
cores claras ou escuras - efeitos

Veja aqui todas as dicas para construir, reformar ou decorar sua casa.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *