OPÇÕES DE BANHEIROS SEM ÁGUA E SEM ESGOTO

O empresário Bill Gates apresentou em um evento na China uma nova invenção, o banheiro sem água e sem esgoto. 

Sobre o vaso sanitário sem água e sem esgoto

O vaso usa produtos químicos para transformar dejetos em fertilizantes. Sendo assim, não é preciso usar água para escoamento e nem ligar o vaso ao esgoto, pois tudo é dissolvido na própria peça.

vaso sanitário sem água e sem esgotoVaso sanitário sem água e sem esgoto – Imagem: El País

O vaso sanitário sem água e sem esgoto é resultado de pesquisas financiadas pela Fundação Bill e Melinda Gates, e está pronto para começar a ser comercializado.

Outros sanitários sem água e sem esgoto

Existem no mercado outras versões de mictórios ou vasos sanitários sem água ou sem esgoto. Mas nenhum deles elimina os dejetos da mesma forma que o vaso mostrado por Bill Gates:

  • Banheiros químicos

banheiro químicoBanheiro químico – Veja na loja.

Os banheiros conhecidos como banheiros químicos são as cabines com vaso sanitário que são usadas normalmente em grandes eventos. Nessas cabines o vaso não é ligado a nenhuma tubulação de esgoto, e existem produtos químicos para evitar o mau cheiro. Porém os dejetos não são dissolvidos, e sim armazenados em um reservatório da cabine, tendo que ser descartados após o término do evento.

  • Vasos sanitários portáteis

vaso sanitário portátil - banheiros sem agua e sem esgotoVaso sanitário portátil – Clique para ver na loja.

Os vasos sanitários portáteis são muito usados em viagens e acampamentos, e funcionam de maneira similar ao banheiro químico. Nessa opção também não existe água nem ligação com o esgoto. Um produto evita o mau cheiro, e os dejetos ficam acumulados em um pequeno reservatório na base da peça, até serem jogados fora manualmente, em algum vaso ligado à tubulação.

  • Mictórios secos

mictório sem água - banheiros secosMictório seco – Clique para ver na loja.

Os mictórios secos não usam água para escoar a urina, mas são ligados à tubulação de esgoto. Bastante usados em shopping centers, sua vantagem é a economia de água e facilidade de manutenção. Um gel localizado na válvula de escoamento mantém a peça limpa e sem cheiro, e a urina sai pela tubulação mesmo sem precisar ser empurrada pela água.

  • Vaso sanitário ecológico

vaso sanitário de compostagemImagem: Ecoethic Shop

O vaso sanitário ecológico funciona através do sistema de compostagem. Isso significa que ele não possui água nem é ligado à tubulação de esgoto convencional. Ao invés disso, os dejetos se acumulam em um reservatório onde são transformados em adubo. Esse material é recolhido após alguns meses, quando já está seco, e levado para alguma plantação na própria residência. No caso da urina, o tratamento é feito por bacias de evapotranspiração, que utilizam plantas semi-aquáticas para absorver nutrientes e fazer com que o líquido evapore.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *