PAINÉIS VAZADOS E JARDINS AO INVÉS DE AR CONDICIONADO

Esse prédio, que na verdade é uma casa de 5 andares, tem painéis vazados e jardins em toda a sua volta. Por isso não precisa de ar condicionado.

O projeto é do escritório de arquitetura Vo Trong Nghia Architects, e a construção fica no Vietnã. A casa foi chamada de “Bat Trang House“. Os moradores queriam uma casa integrada com a natureza, e também espaço para a loja da família. Ela abriga então uma loja de cerâmica no térreo e no primeiro andar, e uma casa de 3 andares logo acima.

E como a loja é de produtos cerâmicos, os blocos dos painéis vazados são também de cerâmica, feitos sob medida. Assim o visual ficou temático, de acordo com a loja.

Painéis vazados e jardins para reduzir o calor

Ao invés de precisar de ar condicionado, no verão são as plantas e os painéis vazados que refrescam os ambientes. Isso porque os próprios painéis já funcionam como uma proteção, ao mesmo tempo em que permitem que uma certa luz entre nos ambientes. E as plantas também criam sombra e refrescam o ar como nenhum outro material consegue fazer.

Além disso, os espaços internos ficam bem mais agradáveis, já que as aberturas podem assim ser bem maiores. Todos os ambientes ficam, então, voltados diretamente para jardins privativos, o que garante uma vista mais agradável do que a rua e outros prédios. Ficam resguardados, em contato com a natureza, e ao mesmo tempo ventilados e iluminados.

Ambientes internos e externos integrados

Além das amplas aberturas, que dão a sensação de que os jardins fazem parte do ambiente, as cor dos ambientes internos igual à cor dos blocos também promove essa sensação de integração. Assim a parte de dentro da casa e os jardins ficam parecendo únicos, ou seja, sem separação.

Outro truque para integrar os espaços foi o uso de madeira nos caixilhos, em alguns móveis e no piso. A madeira é um material natural, então ela harmoniza perfeitamente com as plantas do lado de fora.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *