PARA QUE SERVE UM JARDIM DE INVERNO DE VERDADE?

O jardim de inverno aqui no Brasil se popularizou como sendo uma pequena área descoberta no meio ou no canto da construção. Um pequeno pátio com plantas, que deixa o ambiente mais agradável.

Ele é inclusive pouco valorizado, porque muitos acreditam que sua função seja só visual, para deixar os ambientes mais bonitos. E embora ele faça isso, caso tenha plantas e revestimentos que o destaquem, essa não é sua única função. Ele também regula a temperatura dos ambientes, tanto no frio como no calor.

Como o jardim de inverno refresca os ambientes

No calor, qualquer espaço aberto no topo, ou seja, qualquer área descoberta dentro da construção já serve para refrescar os ambientes. Basta que tenha aberturas voltadas para esse espaço. Isso porque o ar quente da parte interna da casa tende a sair por essas aberturas, sendo puxado para o alto, como se fosse uma coifa puxando a fumaça de uma lareira, por exemplo. (Veja mais sobre o efeito refrescante dos pátios internos aqui).

jardim de inverno

Como o jardim de inverno esquenta os ambientes

Já quando está frio, para poder esquentar os ambientes, o jardim de inverno precisaria ser de um jeito específico que é pouco conhecido aqui no Brasil, talvez por sermos um país de temperaturas mais altas do que baixas, em geral.

O verdadeiro “jardim de inverno”

Em sua versão original, ele é funciona tanto no calor quanto no frio, regulando a temperatura para algo mais agradável nos dois casos. Esse jeito, que também se chama “solário”, é o seguinte:

Em uma das pontas da casa onde bata sol, se faz uma estufa de vidro, que recebe então os raios solares e os acumula dentro dessa área. E a parede da casa que fica em contato com essa “estufa”, que na verdade é o jardim de inverno, tem pequenas aberturas na parte de baixo e de cima, como pequenos rasgos ou furos. Ou então até uma porta na parte de baixo e outras aberturas em cima, na mesma parede.

jardim de inverno ou solário

Para esquentar a casa, o ar quente dos ambientes então sai pelos furos de baixo, entrando no espaço de vidro onde o ar está ainda mais quente, e ambos sobem, se misturando, e entram de novo no ambiente pelas aberturas de cima. E durante a noite, que é quando essa pequena estufa fica mais fria, já que não recebe sol nessa hora, as aberturas ficam então fechadas. Assim o ar quente permanece dentro da casa.

jardim de inverno - como funciona

E esse mesmo espaço serve também para resfriar a casa porque basta inverter os horários em que se abre e fecha esses furos da parede para que o resultado seja o inverso. Nesse caso, é só fechar as aberturas durante o dia, para que o ar quente do solário não entre na casa. Já durante a noite, quando essa área está fria, as aberturas da parede ficam abertas, fazendo com que o ar quente saia dos ambientes, passe por essa área, se esfrie e volte para o ambiente mais fresco pelas aberturas de cima. Para essa função ajuda também se o solário tiver alguma forma de ventilação na cobertura, para ajudar a resfriar o ar ainda mais.

alternativa ao jardim de inverno
Alternativa ao jardim de inverno

Esse sistema pode inclusive ser substituído por soluções que funcionam do mesmo jeito mas com menos espaço entre a parede e o vidro. Pode então ser só um vidro na frente na parede, com um pequeno vão no meio, formando uma espécie de parede dupla.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *