POSSÍVEIS CAUSAS DO CHEIRO DE ESGOTO NO BANHEIRO

O cheiro de esgoto no banheiro pode ter várias causas diferentes, sendo algumas bem fáceis de resolver, outras bem complicadas.

Causas do cheiro de esgoto no banheiro

Veja então quais são elas, e como resolver cada uma:

Sifão da pia

O sifão da pia, que é aquela peça que liga o ralo da cuba com a parede, pode ser de dois tipos: O rígido e o flexível. E se for flexível, ele precisa estar posicionado com uma curvatura formando uma espécie de “barriga” na parte de baixo. Essa curvatura impede os gases da tubulação de subirem em direção ao ralo. É por isso então que o sifão flexível não pode ficar esticado demais, nem totalmente solto também, sem criar essa área na parte de baixo.

curvatura sifão flexível
Espaço embaixo do vaso

Outra possível causa para o cheiro de esgoto no banheiro é uma folga entre o vaso e piso, ou seja, se faltar vedação na parte de baixo dessa peça. Nesse caso basta aplicar um silicone em toda a borda, evitando assim qualquer vão livre.

cheiro de esgoto no banheiro - base do vaso
Ralo geral seco

O banheiro costuma ter dois ralos, um dentro do box, perto do chuveiro, e o outro na parte de fora. Esse da parte de fora tem vários canos que chegam até ele, vindo de várias partes do banheiro. E ele fica com uma reserva de água no fundo para evitar que os gases de todos esses canos subam para o ambiente. Às vezes, porém, essa água pode evaporar, principalmente se o banheiro ficar sem uso por bastante tempo. E então os gases começam a subir e deixar cheiro de esgoto no banheiro. Mas nesse caso a solução é muito simples, basta jogar um pouco de água direto no ralo e pronto.

cheiro de esgoto no banheiro - ralo seco
Tubulação de esgoto sem respiro

Todos os outros motivos para o banheiro estar com cheiro de esgoto são simples de resolver. Mas se por acaso o mau cheiro for porque a tubulação de esgoto não foi feita com o chamado “respiro”, que são tubos feitos especificamente para a eliminação de gases fora do ambiente, a solução é bem mais complicada. Nesse caso os gases irão continuar subindo para o banheiro a não ser que sejam quebradas as paredes e o piso para fazer essa tubulação. Por isso o ideal é que elas já existam desde o início da obra, que sejam planejadas assim, para evitar dores de cabeça depois.

cheiro de esgoto no banheiro - tubulação sem respiro

Veja aqui mais dicas da arquiteta para construir, reformar ou decorar sua casa.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *