POSSO RECORTAR OU REMOVER PAREDES ESTRUTURAIS?

Uma das dúvidas mais comuns em relação às paredes estruturais é se elas podem ser removidas ou recortadas depois de prontas. A resposta genérica é sim, mas com restrições.

O que são paredes estruturais

Para entender melhor o que significam aberturas em paredes estruturais, é importante saber como elas funcionam. Paredes estruturais são basicamente paredes com função estrutural, ou seja, que sustentam a laje ou o telhado. Em um sistema de vigas e pilares, as paredes servem apenas para fechamento, por isso não são estruturais. Nesse caso, elas podem ser retiradas por completo, contanto que os pilares e vigas sejam mantidos.

paredes estruturais - blocos de concreto

Mas no caso de sistemas construtivos com paredes estrutrais, como a alvenaria estrutural, feita com blocos de concreto, ou o EPS, o woodframe e o tijolo ecológico, por exemplo, a situação é diferente. Nesses casos, retirar a parede significa tirar o apoio do andar de cima ou da cobertura, e isso não pode ser feito sem alguns cuidados.

Aberturas em paredes estruturais

Para começar, não é recomendado remover extensões muito grandes de paredes estruturais. O ideal é que sejam abertos apenas vãos com até 3 metros de largura, aproximadamente. Isso é importante para que não existam áreas muito grandes sem suporte de algum tipo, indo do piso ao teto. Seria o mesmo que criar vãos muito grandes sem nenhum pilar.

paredes estruturais - blocos de concreto

Além disso, se for aberto um vão na parede estrutural após ela estar pronta, significa que esse vão não foi previsto. Ou seja, toda a estrutura foi calculada contando com aquela parede como suporte. Então se ela for retirada, é aconselhável em alguns casos colocar uma viga no local onde existia a parede anteriormente. E mesmo assim, esse vão não pode ser muito grande. Isso porque a carga suportada pela viga acaba indo para as paredes onde ela ficar apoiada, e quanto maior o vão livre, maior a carga que irá para esses pontos. E como a estrutura não foi projetada para isso, esse excesso de peso a mais pode ser demais para as paredes existentes.

Paredes estruturais em prédios ou casas

Outra questão que interfere na possibilidade ou não de retirar partes de paredes estruturais é onde ela está. Se é um prédio com muitos andares sobre essa parede ou em uma casa térrea, por exemplo. Quanto maior o peso sobre a parede, menor é a área que pode ser retirada, e maior é a necessidade de fazer uma viga de sustentação.

A importância do calculista

Sempre que forem feitas aberturas em paredes estruturais, é essencial que se chame um engenheiro calculista. Ele irá dizer, de acordo com cada situação, qual a medida máxima de parede que pode ser retirada, e qual deve ser o tamanho da viga a ser colocada. Cada caso é um caso, e em questões estruturais não se deve mexer sem o conhecimento necessário.

Uma história real de perigo na obra

Mesmo se existir um empreiteiro na obra, existem alguns que acham que sabem com o que estão lidando mas se enganam. E isso pode ser extremamente perigoso. Aconteceu um caso em que o empreiteiro removeu duas paredes estruturais inteiras de um apartamento, para abrir um quarto. Quando ele foi removendo tudo e não encontrou pilares e vigas, a cliente estranhou. Mas ele afirmou com toda a certeza que estava tudo bem. Acontece que as paredes eram estruturais, de blocos de concreto. E ele não conhecia esse sistema. Então achou que eram paredes só de fechamento, e os pilares e vigas deveriam estar em outro local.

Qualquer arquiteto ou engenheiro vendo aquela situação saberia afirmar que não era possível aquela extensão toda estar sem nenhum tipo de apoio, era uma área tão grande. Então só poderia ser um sistema de parede estrutural, e não de pilares e vigas. E foi o que aconteceu, a cliente chamou a arquiteta, que explicou o que estava acontecendo e refez o projeto, recolocando parte das paredes. Em seguida veio o calculista, que determinou o tamanho da viga a ser feita no vão que ainda iria ser aberto. Se eles não tivessem sido chamados, e a cliente deixasse tudo a critério do empreiteiro, provavelmente o prédio teria desabado em alguns dias, já que ele chegou a retirar as paredes, confiante. Por isso é importante ter muito cuidado, e chamar os profissionais certos.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *