PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ARQUITETURA MODERNA

Quando se fala em “arquitetura moderna”, pode ser só para dizer que é uma arquitetura com traços atuais, sem cara de antigo ou muito rústico.

Nesse caso, a característica moderna tem a ver com as formas simples e com poucos detalhes, e também com materiais e acabamentos que estejam com uso valorizado no momento.

Mas arquitetura moderna também pode ser uma referência a uma fase da história conhecida como Modernismo. Nessa época, a arquitetura passou por uma revolução conceitual, ganhando características específicas que podem ser ou não ser reproduzidas ao criar um espaço atualmente. (Saiba mais sobre o que foi o movimento modernista aqui).

Os 5 pontos da arquitetura moderna

Algumas dessas características, ou as 5 principais, que são conhecidas como “os 5 pontos da arquitetura moderna”, são as seguintes:

Construções elevadas sobre pilotis

Pilotis são basicamente pilares que ficam no térreo e erguem a construção toda, de forma a deixá-la desencostada do chão. Isso traz vantagens de vários tipos, como a redução da umidade dos ambientes e a liberação da vista no andar térreo, deixando assim o visual mais leve. E ainda serve para deixar a casa mais alta, o que pode significar uma vista mais agradável, em alguns casos. (Saiba mais sobre as construções sobre pilotis aqui).

arquitetura moderna - vile savoye le corbusier
Casa Vile Savoye, de Le Corbusier

Terraços-jardins

Com o surgimento do concreto vieram as lajes planas, e com elas a possibilidade de usar a cobertura para mais do que apenas uma cobertura. Os terraços jardins são então a utilização desse espaço como uma área externa útil, que pode ser desde um jardim cheio de plantas até um terraço livre, por exemplo. Isso aproveita, portanto, um local que poderia ficar perdido. (Saiba mais sobre os telhados verdes aqui).

terraços jardins

Planta livre

A planta livre em arquitetura significa algo além de simplesmente um espaço aberto, sem paredes ou divisões. Significa, na verdade, que as paredes não são estruturais nem ficam alinhadas com os pilares e vigas. No modernismo, as paredes foram desconectadas da estrutura, ou seja, os pilares ficam em um lugar e as paredes em outro, de maneira independente. Com isso a planta do pavimento fica livre, podendo então receber ou não algumas divisórias para separar os ambientes. Mas com essa possibilidade, muitos dos ambientes acabam integrados mesmo, já que assim eles ficam com sensação ampla e agradável.

arquitetura moderna - planta livre

Mas outra vantagem de deixar as paredes assim livres da estrutura é que a construção fica mais versátil. Porque nesse caso as paredes ou divisórias podem ser alteradas livremente se for preciso, sem afetar a parte estrutural.

Fachada livre

A fachada livre é uma ideia que vem também dessa separação entre paredes e estrutura. Porque com isso as paredes externas da construção ficam também livres, podendo ser todas de vidro ou de brises solares, por exemplo. Sem serem divididas pelos pilares, que nesse caso ficam recuados ou afastados para a frente, mas sempre fora do alinhamento da parede da fachada.

arquitetura moderna -fachada livre

Isso deixa o visual das construções mais leve, e também permite alterações com maior facilidade.

arquitetyra moderna - palacio planalto niemeyer
Palácio do Planalto, em Brasília (Oscar Niemeyer)

Janela fita

Assim como todos os outros conceitos da arquitetura moderna, que valorizam a liberdade, a leveza e a amplitude, as janelas fita também seguem essa linha. Elas são janelas contínuas e amplas, que podem existir justamente pela presença das fachadas livres, ou seja, paredes externas sem pilares.

arquitetura amoderna - catedral de brasilia  niemeyer
Catedral de Brasília, de Oscar Niemeyer

Elas criam um visual bem leve, e promovem também a sensação de espaço nos ambientes e a integração entre os ambientes internos e externos.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *