PROGRAMA GRATUITO CRIA TOUR VIRTUAL NOS AMBIENTES

O aplicativo Unreal Engine 4, da Epic Games, é capaz de criar um tour virtual dentro de ambientes projetados.

Ou seja, ao invés de visualizar apenas imagens estáticas, o cliente pode visualizar os espaços como se estivesse andando por ele. É mais interativo então do que uma animação em vídeo.

Vídeo de tour virtual feito com o Unreal Engine

Confira no vídeo abaixo um tour virtual feito com o Unreal Engine:

Como fazer tour virtual com o Unreal Engine 4

O Unreal Engine é na verdade um programa de criação de jogos 3D. Mas nesses jogos é necessário que exista um cenário, e que exista a visualização desse cenário de todos os ângulos. É por isso que ele serve também para a arquitetura, pois esse recurso de visualização dos ambientes pode também ser usado como maneira de apresentar os projetos.

Primeiro é feita a maquete eletrônica em programas mais conhecidos da arquitetura. Alguns deles são o 3D Max, Revit, Sketchup, Maya e o Blender. Essas maquetes precisam ser feitas com características específicas que se adaptam ao Unreal Engine, como a modelagem em centímetros e com base no eixo 0, por exemplo. Essa maquete é então importada no Unreal Engine 4, que faz apenas o tour virtual pelos ambientes, com muita qualidade gráfica. Existem vídeos e cursos na internet que ensinam a usar esse programa, com todos esses detalhes.

Recursos do Unreal Engine 4

Ao enviar o arquivo feito no Unreal Engine para o cliente, ele pode navegar pelos ambientes da forma que quiser, usando as setas ou o mouse. E além de visualizar melhor os espaços através do tour virtual. o programa ainda tem outros recursos. Ele permite que se abra e feche portas, e também que se troque os materiais ao criar a animação. Desse jeito é possível visualizar várias opções de cores e revestimentos ao fazer o tour virtual, deixando a apresentação ainda mais interativa.

Como adquirir o Unreal Engine 4

Para baixar o Unreal Engine 4 e fazer o tour virtual dos ambientes basta acessar o site da Epic Games e clicar em “Download”. Será preciso apenas fazer um cadastro e verificar os termos de uso.

Veja também o post “Aplicativos de Decoração“, que mostra várias opções de aplicativos úteis na decoração dos ambientes.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *