PROGRAMAS PARA PROJETO E ORÇAMENTO DE OBRA

Existem alguns programas de arquitetura que servem para fazer projeto e orçamento de obra ao mesmo tempo. São os softwares com o sistema “BIM” (Building Information Modeling).

Esse sistema permite a inclusão de informações no projeto referentes a custos e outros detalhes construtivos. Com isso, ao projetar, o programa já faz o orçamento de obra, ou seja, calcula o preço do material.

Vantagens do orçamento de obra pelo sistema BIM

Orçar a obra pelos programas com sistema BIM deixa o orçamento mais preciso e também mais prático. Isso porque não é preciso calcular manualmente a área ou quantidade de cada material, que é uma tarefa tão trabalhosa que acaba sendo feita apenas de forma aproximada.

Além disso, o orçamento também é automaticamente atualizado no caso de alterações de projeto. Isso é muito útil no caso de mudanças que acontecem durante a obra, por exemplo.

Projeto mais trabalhoso

O único porém de usar o sistema BIM para fazer orçamento de obra é que a hora de projetar fica um pouco mais trabalhosa. Isso acontece porque ao invés de apenas desenhar/modelar, é preciso acrescentar as informações de cada material. Como se fosse uma ficha técnica de todo o projeto.

Mas esse trabalho é menor do que seria o trabalho de orçar a obra manualmente. Pelo menos no caso de orçar detalhadamente, com precisão.

Programas com sistema BIM

Alguns softwares de arquitetura que possuem o sistema BIM, ou seja, que podem fazer o projeto (inclusive 3D) e o orçamento da obra de forma automática, são:

  • Revit, da Autodesk
  • Archicad, da Graphisoft
  • Vectorworks Architect, da Nemetschek
  • Eberick (a partor da versão 2019)

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *