QUAL É E COMO TER A UMIDADE DO AR IDEAL NOS AMBIENTES

A umidade do ar ideal nos ambientes é quando o ar não é nem seco demais nem úmido demais, ou seja, quando não falta água nem tem água em excesso.

Isso porque tanto a umidade muito baixa quanto a umidade muito alta causam danos à saúde.

Problemas do ar muito seco ou muito úmido

O ar muito seco dificulta a circulação dos agentes poluentes, fazendo então com que o ar tenda a ficar mais tóxico. Além disso, o ar seco demais também favorece a desidratação, ressecamento da pele, olhos secos, garganta inflamada e problemas respiratórios como rinite, asma, alergias ou irritação no nariz, por exemplo. Em casos mais extremos pode até prejudicar o coração e a circulação sanguínea também.

Já o ar muito úmido favorece a formação de mofo no ambiente. E isso pode prejudicar a saúde de várias formas. Isso porque o ar com muitos fungos e outros micro organismos também afeta diretamente a qualidade da nossa respiração e do ar que inalamos. Além disso, o excesso de vapor no ar interfere no processo de eliminação do calor que fazemos através do suor. O que pode gerar então um super aquecimento no nosso corpo, por exemplo. Seria como estar em uma sauna úmida, basicamente, por tempo demais.

mofo nas paredes- ar muito úmido

Qual a umidade do ar ideal nos ambientes

Em ambientes externos, ou seja, ao ar livre, o que se considera como umidade ideal varia um pouco. Então a medida que se pode considerar a mínima seria a de 40%, e a máxima de 70%, aproximadamente. Sendo que quanto mais no meio termo disso melhor. Já em ambientes internos a umidade do ar ideal é normalmente considerada como sendo ao redor de 45%, sendo o mínimo aceitável de 30 e máximo de 55%.

Como ter a umidade ideal nos ambientes

A umidade do ar dos ambientes é determinada pela localização e também por várias características da construção, como:

  • os materiais das paredes e cobertura, que podem impermeabilizar mais ou menos os ambientes em relação à umidade exterior;
  • a quantidade de plantas e árvores ao redor da construção;
  • o contato com o solo, principalmente se o solo for úmido, podendo então umidificar o piso e também as paredes que estiverem encostadas diretamente sobre ele;
  • a quantidade e posição das janelas, por exemplo, porque isso determina quanto os ambientes recebem de luz solar, que é um fator que reduz a umidade do ar;
  • presença de equipamentos como por exemplo climatizadores ou umidificadores, que umidificam o ar, ou de ar condicionado, que tira a umidade do ar.

Então para chegar na umidade do ar ideal nos ambientes não adianta só que a umidade externa esteja no grau ideal. Para começar, é preciso medir a umidade do ar interno, para avaliar qual a situação, ou seja, quanto o ar de fora fica mais ou menos úmido ao entrar naquele ambiente. Isso pode ser feito de maneira muito simples, com um medidor de umidade (Veja medidores de umidade do ar na loja). Mas em alguns casos nem é preciso medir para saber se o ar está seco ou úmido demais, porque às vezes dá até para sentir, ou então ver a água condensando nas janelas ou o mofo se formando nas paredes, por exemplo. Que são sinais claros de excesso de umidade.

umidade ideal do ar nos ambientes
Alterando a umidade do ar dos ambientes

Sabendo então se o ar está seco demais ou úmido demais, já é possível saber o que fazer no ambiente para levar essa umidade ao ideal, se preciso.

Se o ar estiver seco demais, é possível usar umidificadores de ar, que são aparelhos especificamente para essa finalidade. Ou então climatizadores de ar, caso a intenção seja não só umidificar o ar mas também reduzir a temperatura, por exemplo. Esses últimos podem ser pequenos aparelhos de colocar em cima da mesa até opções maiores e também mais potentes. Outra possibilidade é reduzir a incidência de luz solar nos ambientes, caso ela esteja em excesso, porque o calor reduz a umidade. Isso pode ser feito com persianas do tipo screen, adesivos com proteção solar ou então brises, toldos, varandas ou qualquer tipo de proteção nas aberturas para reduzir a quantidade de sol.

umidificadores de ar

se o ar estiver muito úmido, e não for possível fazer com que ele pegue mais sol, por exemplo, uma solução prática é usar plantas no ambiente. As plantas em geral absorvem a umidade do ar, mas algumas delas fazem isso mais fortemente. Veja exemplos de plantas ideais para tirar a umidade do ar aqui. Outra opção é colocar aparelhos desumidificadores dentro do ambiente.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *